No dia 13 de Março de 2023, uma reunião do Conselho Nacional da Previdência Social (CNPS), ficou acordado que o juros em empréstimos consignados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) seria reduzido de 2,14% para 1,7% ao mês.
Todavia, ausentes nesta reunião, os bancos não gostaram do novo valor estabelecido. Assim, poucos dias depois, no dia 16 de Março, mais de 10 grandes bancos privados brasileiros anunciaram que não averbariam mais contratos de empréstimo consignado do INSS. Para tentar reverter o cenário, o governo agora negocia com os bancos uma nova taxa de juros.
Veja neste artigo:
- Governo vai aumentar novamente a taxa dos consignados;
- Qual será o novo valor dos juros para empréstimos consignados?
- Como ficam os contratos já firmados?
Governo vai aumentar novamente a taxa dos consignados
Após a suspensão dos empréstimos consignados do INSS, o Governo Federal mostra intento em subir novamente as taxas de juros para que bancos voltem a oferecer a modalidade.
Leia em seguida: Tutorial: Veja como declarar sua Pensão por Morte do Imposto de Renda 2023; Veja passo a passo
A decisão foi tomada após reunião entre os ministros Rui Costa, Fernando Haddad e Carlos Lupi.
Leia em seguida: Margem social: Entenda se a novidade já foi aprovada
Porém, até o momento, aposentados e pensionistas do INSS ainda estão com a modalidade de crédito consignado suspensa, até segunda ordem. Isso, pois ainda não há consenso sobre as novas taxas de juros para o crédito consignado.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Qual será o novo valor dos juros para empréstimos consignados?
Bancos estão oferecendo atualmente uma faixa de juros entre 1,99 e 2,01% ao mês, enquanto o Governo Federal insiste em taxas inferiores a 2%. A redução, todavia, será menor que o esperado, uma vez que após a reunião do CNPS a taxa havia sido estabelecida em 1.7%.
Leia em seguida: Confira: Como saber se você tem direito a receber valores atrasados do INSS? Entenda
Como ficam os contratos já firmados?
O novo regulamento afeta apenas novas averbações de crédito consignado, de modo que os contratos já firmados não serão afetados pela suspensão ou pelas novas taxas de juros.
Leia em seguida: Finalmente: Saiba tudo sobre a mudança de idade mínima necessária para concessão de aposentadoria especial
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Veja também!
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!