Valores de empréstimos consignados serão devolvidos – Confira lista
Aposentados, pensionistas e demais trabalhadores brasileiros, que sofreram descontos de forma indevida de empréstimo consignado irão poder pegar seu dinheiro de volta através do Sistema Valores a Receber, disponibilizado pelo Banco Central.
De acordo com a autoridade monetária, a devolução dos valores, será válido nas situações em que os recursos foram debitados diretamente na folha de pagamento, dos cidadãos que realizaram a contratação de crédito consignado em determinadas instituições, mesmo que tenha feito portabilidade para uma nova instituição.
A restituição dos valores, começarão a ser feitas na segunda etapa de pagamentos dos abonos, que foram esquecidos em bancos ou instituições financeiras, que se inicia no dia 02 de maio. A partir desta data, os aposentados, pensionistas, trabalhadores e servidores, que tiveram descontos indevidos no empréstimo consignado, poderão acessar o Sistema Valores a Receber e consultar se há valores a serem resgatados.
Até o estimado momento, o sistema inaugurado pelo Banco Central, no dia 14 de fevereiro, denominado de Valores a Receber, informa apenas as datas de pagamentos equivalentes a primeira etapa de repasses. Sendo necessário, informar o número do seu CPF e data de nascimento para que a busca seja efetivada.
Vale destacar, que herdeiros de beneficiários do INSS e de trabalhadores que possuam valores a serem resgatados, também poderão ter acesso ao dinheiro que é seu por direito.
Viu isso? Resgate valores de pessoas falecidas: Consulte agora
O Banco Central (BC), estima que em torno de R$ 8 bilhões serão devolvidos aos beneficiários. Agora na primeira fase, que se inicia no dia 07 de março, os valores de pagamentos poderão chegar a R$ 3,9 bilhões para 27,9 milhões de pessoas físicas e pessoas jurídicas.
Na primeira etapa de consultas, quando o cidadão for verificar se possui valores a resgatar, o próprio Sistema Valores a Receber, irá informar uma data para que os beneficiários possam fazer o pedido de transferência do dinheiro para sua conta. É necessário anotar esta data e o horário repassado, que poderá ser entre as 4h e 14 h ou ainda as 14h e 24h.
Para que possa sacar o abono, o beneficiário precisa ser cadastrado no gov.br e ter selo prata ou ouro. Aqueles que acessarem o site/aplicativo Meu INSS, podem tentar fazer a troca de nível por lá, pois normalmente, o selo inicial é bronze e é necessário ser ouro ou prata.
Como consulto se possuo valores a receber?
1.° Acesse o sistema valoresareceber.bcb.gov.br;
2.° Informe o número do seu CPF (pessoa física) ou CNPJ (pessoa jurídica), sua data de nascimento ou de criação da empresa;
3.° Você possuindo valores a resgatar, uma data será informada, guarde esta data;
4.° Na data que lhe for informada, retorne ao site valoresareceber.bcb.gov.br;
5.° Use o seu login gov.br para acessar o sistema;
6.° Após entrar no sistema, será possível verificar os valores disponíveis e solicitar a transferência.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Primeira etapa de pagamentos começa em março:
A primeira etapa de pagamentos se inicia no dia 07 de março. Nesta primeira fase, os abonos que serão resgatados são oriundos de contas poupanças ou corrente que foram finalizadas com saldo disponível; parcelas e tarifas que foram cobradas inadequadamente, desde que, a restituição tenha previsão no termo de compromisso que foi acordado com o Banco Central; sobras líquidas e cotas de participantes de cooperativas de crédito; e dinheiro de grupos de consórcios que foram encerrados.
Segunda etapa de pagamentos começa em maio:
A segunda etapa de pagamentos será liberada no dia 02 de maio. No entanto, os valores a serem devolvidos são originários de outros meios sendo de obrigações, parcelas ou tarifas em operações de crédito, em que não havia previsão de resgate no termo assinado com o Banco Central; contas de pagamento pós-pagas ou pré-pagas que foram encerradas com valores. Ainda será pago aos beneficiários, que tinham contas em distribuidoras ou corretoras de valores para registro de ativos financeiros.
Calendário de pagamentos da primeira etapa:
Data de nascimento (pessoa) ou de criação (empresa) | Período de agendamento (consulta e resgate) | Data de repescagem (para quem perder a data agendada) |
---|---|---|
Antes de 1968 | 7 a 11/3 | 12/3 |
Entre 1968 e 1983 | 14 a 18/3 | 19/3 |
Após 1983 | 21 a 25/3 | 26/3 |
Se você gostou das informações sobre Devolução Empréstimo Consignado, compartilhe com mais pessoas para todos ficarem bem informados e não perderem seus benefícios.
Visite nossas páginas do blog nas redes sociais e nós siga para não perder as últimas informações do INSS: