Infelizmente o pane que ocorreu no sistema do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) causou transtornos para os segurados da previdência social. Isto porque, a instabilidade acabou cancelando diversos agendamentos de perícia médica para benefícios do Instituto entre os dias 23 e 24 de março.
Sendo assim, pelo menos 50 mil beneficiários foram afetados pelo pane. Além dos segurados que foram prejudicados com o cancelamento de suas perícias, a falha do sistema também pode afetar a análise dos demais benefícios do órgão.
O que aconteceu com o sistema do INSS?
Segundo o INSS, no dia 24 de março foi confirmado que houve problema na rede da internet em diversas unidades e isto provocou a queda dos sistemas e o atendimento aos segurados da previdência social foram suspensos.
Leia Mais: Quanto tempo leva para concessão do benefício do INSS? Entenda o processo
Mas, a empresa responsável por fornecer internet ao instituto, a Telebrás já está a par da situação e já está cuidando dos reparos para que o sistema do INSS se estabilize.
Existe informação de que os sistemas começaram a apresentar instabilidade desde o dia 20 de março. Dessa forma, algumas agências do INSS ficaram com o atendimento comprometido nos dias 23 e 24 de março.
Como ficam os segurados?
Os segurados que possuíam agendamento de perícia nos dias que ocorreu a pane do sistema do INSS podem ter acabado sabendo da situação no mesmo dia que ocorreu, já que devem ter se dirigido a agência para realizar a perícia.
Leia Mais: Restituição do Imposto de Renda 2023: Quando vou receber?
Sendo assim, nestes casos o INSS já fez o reagendamento na mesma hora. Ademais, o próprio instituto deve entrar em contato com os segurados para reagendar a perícia e por isso é bastante importante manter seu cadastro atualizado, para que o INSS consiga entrar em contato com você.
Assim, pode ser necessário que o segurado entre em contato com o instituto para remarcar o seu agendamento.
Como fica a concessão dos demais benefícios?
O INSS já enfrenta uma sobrecarga de pedidos para concessão de benefícios que não consegue atender. Desse modo, a fila dos pedidos de benefício do órgão chegou a 1,8 Bilhão em 2022, sendo que em dezembro o número reduziu, porém, em janeiro deste ano o número de pessoas aguardando na fila aumentou em 13%.
Leia Mais: Filas do INSS tem prazo máximo, veja aqui!
Dessa forma, estas falhas no sistema do INSS também estão atrapalhando milhares de brasileiros a ter o seu processo de pedido de benefício analisado e concluído.
E então, gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Confira também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, assim nos siga em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: Tenha então todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias. Então, clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.