O sistema do INSS apresentou problemas e acabou cancelando milhares de benefícios e agendamentos realizados. De acordo com apuração, o problema impacta cerca de 50 mil agendamentos. Veja o que aconteceu.
Se você é beneficiário do INSS, deve ter notado que houve uma demora para a atualização na folha de pagamentos para esse mês. Isso ocorreu devido a uma falha no sistema do INSS, que é administrado pela DataPrev. Mas, não foi apenas a demora na atualização da folha, pois mais serviços sofreram uma demora.
Perícias médicas agendadas foram canceladas
Desde o dia 23 de março, quando o sistema do INSS começou a apresentar problemas, cerca de 50 mil agendamentos sofreram algum tipo de prejuízo. Há casos de consultas médicas marcadas há mais de 90 dias. Essas pessoas poderão voltar a fila do INSS e recomeçar a contagem do zero.
Sendo assim, o problema no sistema do INSS também vai impactar no tamanho da fila de espera, que já está passando de 1 milhão de pessoas. Essas pessoas terão que fazer a solicitação novamente, o que é um problema, pois houve a exclusão do agendamento. Não bastasse isso, o INSS também conta com déficit de servidores e médicos peritos.
A Telebras, empresa de telecomunicação responsável pela manutenção, informou que esse erro foi inesperado e pode ter ocorrido por conta das manutenções que estão sendo feitas para o aprimoramento dos sistemas. Essas manutenções eram, justamente, para tornar o sistema mais autônomo nos serviços, acelerando os processos e auxiliando na redução das filas.
A expectativa é que o Governo Federal consiga, o mais breve possível, encontrar uma solução para esse problema que prejudicou muitas pessoas.
Leia mais: Atrasados do INSS: Veja quem pode sacar R$ 1.37 bilhão!
Governo implementou mutirão para reduzir as filas do INSS
O Governo Federal implementou um mutirão para reduzir a fila do INSS, com o auxílio de médicos e profissionais do Instituto. Uma equipe de 50 médicos peritos irá se concentrar por uma semana em diferentes locais das regiões do país, incluindo áreas no interior, para agilizar as análises. Esse mutirão iniciou pelo Nordeste, área onde a fila está maior. Após o mutirão no Nordeste, a equipe segue para outras regiões.
Por exemplo, a perícia médica tem um prazo de espera de 45 dias. Contudo, devido às filas, o tempo de espera está variando de três a seis meses. Atualmente, a fila do INSS ultrapassa os 1,8 milhões de pessoas que aguardam diversas solicitações.
Leia mais: Sistema do INSS falha e prejudica 50 mil segurados.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Veja também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!