Nova taxa de juros aprovada para empréstimos consignado é aprovada pelo Governo e pelo Conselho Nacional da Previdência Social. Finalmente agora os aposentados poderão retornar a solicitação de consignado. Confira como vai funcionar:
No dia 28 de março, Lula havia decidido sobre a alta dos juros em reunião com ministros no Palácio e posteriormente chegaram à um consenso perante a taxa e retorno das operações das instituições financeiras. Veja:
Nova taxa de juros do consignado
Após o atual presidente Lula (PT) bater o martelo sobre os juros do consignado para os aposentados e pensionistas do INSS, o Conselho Nacional de Previdência Social aprovou o aumento da taxa do desconto em folha para 1,97%. Já os juros do cartão consignado fixaram em 2,89%.
Leia em seguida: INSS vai pagar 2 parcelas de R$1980 para aposentados! Veja quem recebe!
De acordo com as negociações entre representantes bancários e o Ministério da Fazenda, os mesmos indicavam um percentual de 1,99% para que a linha de crédito fosse reaberta aos beneficiários do INSS.
Já os aposentados, perante uma carta enviada ao ministro da Previdência, Carlos Lupi, defendiam 1,90% ao mês. De acordo com auxiliares do ministro, bem como o próprio Lupi, desejavam o percentual inferior à 1,99%.
O Empréstimo consignado está suspenso há 13 dias, após Carlos Lupi aprovar no Conselho a redução do teto dos juros de 2,14% ao mês para 1,70%. Os bancos possuem participação no colegiado, contudo perderam durante a votação.
Leia em seguida: Fique atento! Lista atualizada de quem precisa fazer a Prova de Vida do INSS até abril
O Governo representa maioria no colegiado. Além disso, na mesma reunião, os conselheiros aprovaram a redução da taxa de juros do cartão de crédito consignado, de 3,06% para 2,62% ao mês.
Segundo informações, a Caixa Econômica Federal prevê a reabertura do retorno da linha de crédito ainda nessa semana.
Reajuste do teto de juros dos empréstimos consignados
O reajuste do teto de juros dos empréstimos consignados aconteceu perante uma reunião do Conselho Nacional da Previdência nesta terça-feira (28). O órgão precisou resolver um impasse que ele mesmo gerou ao diminuir o teto de juros além do esperado pelos bancos e financeiras.
Leia em seguida: Urgente: Valores a Receber finalmente estão sendo pagos; VEJA VALORES LIBERADOS
Os bancos participaram da reunião realizada pelo CNPS nesta terça-feira (28), representados pela Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), contudo decidiram se abster da votação sobre o teto de juros.
Isso explica-se, segundo a entidade, que, apesar de os juros ainda estarem abaixo dos custos vigentes para parte dos bancos que operam essa linha de crédito, a proposta ainda representa um importante avanço em relação ao teto anterior, de 1,70%.
“Os bancos, contribuindo para encerrar o impasse e diante de impactos na concessão dessa linha de financiamento que ainda serão avaliados, decidiram se abster na votação”, informou a federação.
“Caberá a cada instituição financeira, diante de sua estratégia de negócio, avaliar a conveniência de concessão do consignado para os beneficiários do INSS no novo teto de juros fixado pelo Conselho de Previdência”, completou a Febraban em nota oficial.
Empréstimo consignado do INSS
O empréstimo consignado é caracterizado pelo desconto direito em folha de pagamento. Por isso, a possibilidade de menores taxas de juros é mais viável que em outras linhas de crédito. Devido o desconto acontecer de forma automática, as chances de inadimplência, são praticamente nulas.
De acordo com o balanço divulgado pelo Ministério da Previdência Social, 8 milhões de segurados do INSS possuem contrato ativo de empréstimo consignado e cerca de 1,8 milhão já chegou ao limite de utilização, ou seja, já usufruiu os 45% da renda que é permitido.
Leia em seguida: Urgente: Valores a Receber finalmente estão sendo pagos; VEJA VALORES LIBERADOS
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Veja também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!