É comum que alguns aposentados, com determinada idade avançada já, ainda precisam continuar trabalhando, e como consequência disso, podem vir a ficar incapacitados de exercer suas atividades comuns do dia a dia. Dessa forma, a maior dúvida entre eles é se o auxílio-doença para aposentado está disponível.
Dessa forma, confira todas as informações sobre o auxílio-doença e quem tem direito. Além disso, verifique se o aposentado tem direito e muito mais.
Auxílio-doença para aposentado
Por mais que muitas pessoas se questionam se auxílio-doença para aposentado é viável, a resposta é não. Acumulação de benefícios é proibida por lei, dessa forma isso não pode acontecer.
Leia em seguida: PIS PASEP Fará PAGAMENTO EM DOBRO Em 2023? Consulte Agora
Essa proibição foi definida devido que, quem é aposentadoria, já possui um auxílio que recebe todos os meses, para custear as suas necessidades. Dessa forma, receber auxílio-doença com aposentadoria é incompatível.
Caso a pessoa ainda não se aposentou e deseja receber o Auxílio Doença, isso pode acontecer sem problema algum, afinal, nesses casos a pessoa não recebe nenhum tipo de ajuda e também no momento não consegue trabalhador por conta da doença.
Nessas situações, o Auxílio Doença serve para ajudar a custear as despesas de uma pessoa, enquanto ela se encontra incapacitada. Com isso, não é possível que o aposentado possua direito ao auxílio-doença, pois estará acumulando benefícios.
Leia em seguida: Ótima Notícia: Parcela EXTRA Para Aposentados Pode Chegar A Mais De R$11 Mil; VEJA QUEM TEM DIREITO
Quem tem direito de receber o Auxílio Doença?
Também conhecido como auxílio por incapacidade temporária, o auxílio-doença é um benefício criado pela Previdência Social, pago pelo INSS à todas as pessoas que estão incapacitadas de maneira temporária e total para o trabalho.
Tem direito de receber o Auxílio Doença quem não consegue mais trabalhar por conta da doença que possui. A incapacidade total é vista quando o trabalhador não consegue exercer suas atividades laborais devido à doença ou lesão.
Leia em seguida: Restituição Do Imposto De Renda 2023: Quando Vou Receber?
Para os segurados empregados, avulsos e domésticos, a incapacidade deve ser maior do que 15 dias consecutivos ou maior do que um período de 60 dias.
Além disso, o trabalhador precisa cumprir alguns requisitos, como, por exemplo, precisam cumprir alguns requisitos, como qualidade de segurado, carência de 12 meses e comprovar a sua incapacidade temporária e total para o trabalho.
Leia em seguida: NUBANK Abre Nova Linha De Crédito Para Clientes; Veja Agora
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Confira também:
Dica bônus:
Receba todas as nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!