Muitos brasileiros contraíram dividas nos últimos anos, devido à dificuldade econômica do país. Isto porque, o valor da inflação subiu, o preço de produtos e serviços também subiu e muitas vezes os rendimentos das famílias não conseguem acompanhar estas alterações do mercado.
Desse modo, o ex-presidente, como forma de medida de urgência, liberou o empréstimo consignado para os beneficiários do Auxílio Brasil em 2022. Sendo que diversos beneficiários do auxílio de transferência de renda do governo utilizaram a linha de crédito que desconta as parcelas do pagamento direto do salário do beneficiário. Sendo assim, o Ministro de Desenvolvimento Social, Wellington Dias, informou que o governo poderá perdoar as dívidas do consignado dos beneficiários do Auxílio Brasil.
Como vai funcionar o perdão da dívida do consignado?
De acordo, com o ministro Wellington Dias, a proposta para isentar os beneficiários do Auxílio Brasil que fizeram empréstimo consignado será estudado de uma forma ampla.
Leia Mais: Boa notícia: Pagamentos confirmados para aposentados nesta semana; Consulte o calendário
Dessa forma, ainda será necessário que o governo avalie qual como será os aspectos legais, além de acordo com os bancos sobre como o programa social funcionará. Participam desta avaliação a Caixa Econômica Federal, a Controladoria Geral da União, a Advocacia Geral de União e o Ministério da Fazenda.
O perdão da dívida poderá beneficiar os participantes do Auxílio Brasil?
Quando o empréstimo consignado foi liberado aos beneficiários do Auxílio Brasil, a medida foi bastante criticada por diversos economistas. Isto porque, as famílias que participam do programa estão classificadas na linha da pobreza ou extrema pobreza. Desse modo, são consideradas parte da população que está em vulnerabilidade social. Portanto, a concessão de empréstimo que é descontado direto do benefício recebido é uma forma de aumentar o risco de endividamento.
Desse modo, quando o empréstimo consignado foi liberado para este grupo, o valor das parcelas do pagamento do contrato poderia comprometer até 40% do valor do benefício recebido por mês pelo participante do programa.
Portanto, se o perdão da dívida for implementado vai ser um ponto muito positivo para os beneficiários do Auxílio Brasil, assim como já alertou João Adolfo de Souza, proprietário da João Financeira.
No entanto, a João Financeira também alerta o fato de que os bancos podem não aceitar muito bem a decisão do governo de perdoar uma parte dos beneficiários do Auxílio Brasil que adquiriram o empréstimo consignado. Isto porque, as instituições financeiras ao emprestar dinheiro, espera ser paga.
E então, gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Confira também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, assim nos siga em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: Tenha então todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias. Então, clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.