Entenda se a esquizofrenia dá benefício INSS para os homens em 2023. Todas as informações você encontra aqui:
Notícias que estão circulando pelas redes sociais afirmam que homens com esquizofrenia vão receber um benefício previdenciário. Contudo, você sabia que essa doença gera direitos para as pessoas? Confira em seguida: esquizofrenia dá benefício INSS!
Continue acompanhando e entenda como os homens podem garantir o benefício por esquizofrenia!
O que é esquizofrenia?
Cresce todos os dias, o número de trabalhadores que precisam solicitar uma folga para tratamento de problemas de saúde mental, ataques de pânico, ansiedade, depressão e os problemas ocasionados pela esquizofrenia. Dessa forma, surge a dúvida de muitos, se a esquizofrenia dá benefício INSS.
Leia em seguida: CadÚnico: Veja Como Consultar Seu Cadastro
A legislação classifica as situações mencionados como doenças mentais, tendo um aumento alarmante em decorrência da pandemia. Nesse ano, o número de brasileiros requerendo benefício para o INSS também aumentou.
Entretanto, o transtorno mental que tem se destacado é a esquizofrenia, que prejudica a capacidade da pessoa de diferenciar a realidade da fantasia. Podendo deixar o trabalhador incapacitado, caso não haja medicação devida, para fazer suas atividades laborativas.
Leia em seguida: Conheça O Cartão De Crédito Da Renner; Saiba Como Solicitar
Por se tratar de uma doença que não possui cura, o tratamento acaba durante toda a vida normalmente. Nesse sentido, as pessoas que enfrentam a esquizofrenia, acabam tendo dificuldade em conseguir um benefício previdenciário. Que muitas vezes é negado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Siga sua leitura e veja se esquizofrenia dá benefício INSS em 2023!
Leia em seguida: Conheça O Cartão Trigg; Saiba Como Solicitar
Esquizofrenia dá benefício INSS?
A reposta é sim. A esquizofrenia dá benefício INSS, mas não apenas um como, vários para o trabalhador. Portanto, elaboramos uma lista para que você os conheça. Confira:
- Auxílio-doença: pago para o trabalhador pela previdência Social após o 16.° dia de afastamento das atividades, pois os primeiros quinze dias são de obrigação do empregador;
- Benefício de Prestação Continuada (BPC): acessível para pessoas com problemas de saúde mental e baixa renda;
- Aposentadoria por invalidez: em caso de esquizofrenia irreversível, que o impeça de voltar ao trabalhado ou ser realocado em outra função, o trabalhador vai poder receber esse benefício.
Leia em seguida: Conheça O Cartão Consignado BMG; Saiba Como Solicitar
Agora que você sabe que esquizofrenia dá benefício INSS, é necessário entender que não basta somente declarar a sua condição. Além disso, se torna necessário comprovar sua situação, ou seja, passar pelo exame médico feito pelo órgão previdenciário e ter a carência mínima de 12 meses. No caso do BPC, não é necessário ter contribuído, dispensando a carência, mas se encaixar como baixa renda.
Leia em seguida: URGENTE: Governo Detecta Falhas No Rotativo Do Consignado Do INSS. Descubra O Que Pode Acontecer!
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Veja também:
Dica bônus:
Receba todas as nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!