Entenda como vai ficar a prova de vida 2023 calendário após mudanças confirmadas pelo governo federal. Confira aqui todas as informações:
No período de estado de calamidade pública, em que o país precisou se remodular com a pandemia do coronavírus, os procedimentos previdenciários passaram por mudanças, entre eles a prova de vida. Nesse sentido, a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro, ano passado, optou em modificar a comprovação.
Trazendo, assim, mais comodidade e facilidade para os aposentados e pensionistas que, em sua maioria, possuem dificuldades para se locomover. Diante as alterações que o procedimento passou, a dúvida dos beneficiários está em saber como ficou a prova de vida 2023 e se há um calendário previsto pelo INSS.
Continue acompanhando e veja em seguida detalhes sobre a prova de vida!
O que é a prova de vida?
Antes de adentramos na questão do calendário da prova de vida para 2023, precisamos esclarecer o que é e como funciona esse procedimento. Portanto, o procedimento vai auxiliar o INSS na identificação de benefício com indícios de irregularidade. Por exemplo, em caso de falecimento do titular de uma aposentadoria e a família continua recebendo o salário, sem informar o óbito.
Leia em seguida: CadÚnico: Veja Como Consultar Seu Cadastro
Antes da mudança que veio para ficar elaborada durante o governo Bolsonaro, os aposentados e pensionistas, precisavam todos os anos, no mês do seu aniversário, ir até a instituição responsável pelo pagamento do seu benefício, fazer o procedimento. Isso porque, se não fizessem a comprovação, seus pagamentos seriam bloqueados ou até mesmo cancelados.
Posteriormente a modificação, o procedimento passou a ser feito automaticamente, com responsabilidade voltado para o próprio INSS. Valendo a partir do mês de janeiro desse ano, após o aperfeiçoamento dos sistemas até o mês de dezembro do ano passado.
Leia em seguida: Conheça O Cartão De Crédito Da Renner; Saiba Como Solicitar
Prova de vida 2023 calendário
Como mencionamos a prova de vida 2023 desde o mês de janeiro, passou a ser automatizada, ou seja, os aposentados e pensionistas, não precisam mais se preocupar com o procedimento, sem haver um calendário para o procedimento. Isso porque, o INSS é quem faz a comprovação desde então.
Leia em seguida: Conheça O Cartão Trigg; Saiba Como Solicitar
O procedimento adotado pelo órgão consiste no cruzamento de dados de cada benefício que constam nas bases do governo federal. Dessa forma, os atos praticados pelos beneficiários que vão valer como prova de vida em 2023, são, por exemplo:
- Atualização do CadÚnico;
- atendimento presencial em uma agência do INSS;
- acesso ao Aplicativo Meu INSS;
- recadastramento ou cadastramento em órgãos de segurança pública, ou de trânsito;
- contratação de empréstimo consignado;
- vacinação;
- votação nas eleições.
Leia em seguida: Conheça O Cartão Consignado BMG; Saiba Como Solicitar
Sendo assim, a prova de vida 2023, não possui calendário, mas caso o beneficiário precise fazer o procedimento, por não constar atos nas bases do governo, ele vai receber uma notificação. Dessa forma, estão, atualmente, desobrigados a comparecer presencialmente na instituição pagadora do seu salário para fazer o procedimento.
Leia em seguida: Conheça O Cartão Porto Seguro Bank; Saiba Como Solicitar
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Confira também:
Dica bônus:
Receba todas as nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!