Veja como está a perícia médica do INSS e como funciona esse procedimento! Todas as informações você encontra aqui:
Através da perícia médica os segurados conseguem a concessão de determinados benefícios previdenciários como, por exemplo, o benefício por incapacidade temporária, antigo auxílio-doença. Além de evitar fraudes no recebimento e para manter os pagamentos normais a esses beneficiários.
Continue acompanhando e entenda como está a perícia médica do INSS!
O que é a perícia do INSS?
Trata-se de um procedimento feito por um médico perito do próprio INSS, para fins de concessão ou manutenção de um benefício. Nesse sentido, o profissional vai verificar a condição incapacitante do segurado e fazer o diagnóstico.
Leia em seguida: Acaba De Sair: Lula Anuncia Calendário De Pagamento Do Abono Natalino Dos Aposentados; Confira
Posteriormente, o médico vai decidir diante as circunstâncias apresentadas e a análise do quado clínico se defere ou indefere o benefício solicitado. A perícia médica é feita nos benefícios de auxílio-doença, auxílio-acidente, BPC/LOAS para pessoas com deficiência e aposentadoria por invalidez.
Siga sua leitura para conferir como está a perícia do INSS EM 2023!
Como ser aprovado na perícia médica do INSS?
Muitos segurados temem fazer a perícia médica do INSS, pois pode gerar o indeferimento do seu benefício previdenciário. Contudo, alguns fatores podem aumentar suas chances de conseguir a desejada concessão.
Leia em seguida: Confira Agora Se A Margem Social Dos Aposentados Vai Ser Aprovada Em 2023
Primeiramente, o segurado precisa chegar no mínimo 15 minutos antes do horário marcado, levando consigo os documentos pessoais e os que comprovem sua incapacidade. Não esqueça de ter em mãos um atestado médico recente e sem rasuras. Responda apenas o que for lhe perguntado, evite ficar questionando o médico perito.
Como está a perícia do INSS?
Atualmente, a demanda de agendamentos da perícia médica, em uma média nacional, prevê que a cada 100 mil habitantes, 566 estão na fila de espera para fazer o procedimento. Nesse sentido, o estado com maior índice de agendamentos é o Piauí, sendo que a cada 100 mil habitantes, 1.320 aguardam na fila.
Leia em seguida: IR 2023: Aposentados E Pensionistas Do INSS Precisam Declarar? Descubra Agora!
Seguido de Alagoas, com 1.153 e Rondônia, com 1.203. E mais sete unidades apresentam índice maior que o levantamento da média nacional, sendo Bahia, Maranhão, Distrito Federal, Tocantins, Mato Grosso e Sergipe. Assim, essa é a triste realidade de como está a perícia do INSS.
Por fim, esse crescimento na fila de espera para realização da perícia médica, se deu pela falta de servidores e também pelo acúmulo gerado pela pandemia. Contudo, o Ministro da Previdência, tem buscado formas de desenvolver mutirões para diminuir o tempo de espera.
Leia em seguida: INSS Divulga Datas De Pagamento Extra De R$3960 Para Aposentados; Veja Agora
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Confira também:
Dica bônus:
Receba todas as nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!