Os atrasos nas perícias do INSS podem aumentar ainda mais. De acordo com os dados do Ministério da Previdência, são quase 1 milhão de pessoas aguardando pela realização da consulta. O processo é uma etapa importante da concessão de vários benefícios previdenciários. Afinal, é por meio desta consulta que o perito indica se a pessoa está precisando ou não receber o saldo.
Portanto, se o cidadão encontra-se na fila de espera para a realização da perícia médica, ele não está conseguindo receber nenhum benefício previdenciário. Segundo o Ministério da Previdência, pouco mais de 996 mil pessoas estão nesta situação.
Desse modo, o número real tende a ser bem maior, afinal, nesta lista se encontram apenas os nomes das pessoas que já conseguiram ao menos agendar o procedimento no sistema do INSS. As pessoas que precisam de ajuda autarquia, mas não conseguem mais agendar perícias do INSS.
Aumento na espera nas perícias do INSS
O número registrado em março de 2023 é o maior dos últimos quatro anos. Afinal, desde 2019, o Brasil não registrava uma fila de espera para as perícias do INSS.
Portanto, podemos dizer que a atual situação é até pior do que aquela que se registrou durante as piores fases da pandemia no Brasil. Veja abaixo a progressão:
Leia mais: Fim de Março! Veja quem recebe HOJE! (INSS e Bolsa Família)
- Março de 2020: 726.894 pessoas;
- Março de 2021: 635 mil pessoas;
- Março de 2022: 828 mil pessoas;
- Março de 2023: 996 mil pessoas.
Em 2021, o tamanho da fila de espera está baixando. Além da questão da pandemia, outras questões podem justificar esta diminuição..
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Mutirão para diminuir a fila de espera
Em entrevista recente, o Ministro da Previdência, Carlos Lupi, informou que o grande problema da fila geral do INSS, seria justamente a situação da espera pelas perícias médicas. Mas ele informou que está trabalhando na realização de mutirões para organizar essa situação.
Leia mais: Aposentadoria do INSS para MEI: Veja os critérios para solicitar
“Vou deslocar peritos das capitais do Nordeste para o interior, onde tem a maior fila. Estamos nos acertos finais para começar neste mês. A medida provisória que autoriza o bônus está para sair a qualquer momento. O bônus ajuda porque é uma maneira de incentivar o perito a se deslocar”, disse o Ministro da Previdência em entrevista à imprensa.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!