As regras INSS mudaram em 2019, com a Reforma da Previdência. Portanto, muitas normas em diversas modalidades de aposentadoria do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) passaram por alterações.
O tempo de contribuição ao INSS e a idade do trabalhador continuam sendo levados em consideração. Todavia, os cálculos são feitos de formas diferentes. Assim, há como se aposentar por meio dos pedágios e da regra de pontos.
Sendo assim, entenda, a seguir, como funcionam os pedágios de 100% e 50% e as regras INSS por pontos. Veja também o que mudou nessas normas após a Reforma da Previdência de 2019 e como é possível solicitar a aposentadoria.
Regras INSS por pontos
A aposentadoria que usa a regra de ponto leva em consideração a idade e o tempo de contribuição do trabalhador. Portanto, existe a soma desses dois itens para chegar a um resultado. Todavia, a mulher deve obter 90 pontos e os homens devem totalizar 100 pontos.
Leia mais: Décimo terceiro salário dos aposentados já tem data de pagamento confirmado; Consulte calendário
Sendo assim, se um homem tiver 65 anos de idade e 35 anos de contribuição ao INSS, ele pode se aposentar pela regra de pontos. Afinal, a soma de 65 + 35 é igual a 100.
Vale lembrar que os pontos param de ser adicionados na regra de pontos do INSS somente em 2028. É quando a pontuação das mulheres chegar a 100 e a pontuação dos homens chegar a 105.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Como funciona o pedágio INSS
Existem pedágios de 100% e 50%. Portanto, o de 100% é destinado àqueles que precisavam de dois anos ou mais de contribuição para se aposentar quando houve a Reforma da Previdência. Sendo assim, eles precisam cumprir 100% do tempo que faltava para se aposentar.
Portanto, se faltavam 4 anos de contribuição, esse tempo será dobrado. Então, esse trabalhador que estava há dois anos ou mais de se aposentar deverá contribuir por mais 8 anos.
Leia mais: Saiu agora: Pare de pagar seu empréstimo consignado; Veja como
Já o pedágio de 50% segue a mesma lógica, mas é destinado àqueles contribuintes que deveriam contribuir por, no máximo, mais dois anos. Portanto, se faltavam 4 anos de contribuição para se aposentar, agora irá faltar 6 anos, visto que a porcentagem do pedágio é de 50%.
Saiba como solicitar a aposentadoria
O pedido de aposentadoria é pelo aplicativo “Meu INSS”, disponível para Android e iOS, bem como pelo site. Mas indicamos o auxílio de um advogado especialista para que se tenha o conhecimento de qual é a melhor regra a ser usada.
Leia mais: Revisão da Vida Toda: Conheça as regras e prazo para solicitar
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!