Erros graves no INSS prejudicam benefícios. Veja se aconteceu com você
Uma das etapas mais aguardadas pelos beneficiários que solicitam seu seguro perante o Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) é o momento em que há a liberação dos valores, ou seja, quando a pessoa está apta a começar a receber seu respectivo benefício.
O processo para solicitar é bem burocrático. Quem já passou por isso, sabe quantos documentos e informações são necessários para que seja possível começar a receber tal benefício. A solicitação por si só já é bem demorado. Agora, imagina se ocorrer algum erro que atrase ainda mais o início do pagamento.
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Esses erros costumam ser bem comuns, tanto por parte do INSS quanto por parte do próprio beneficiário. Nessa matéria, também vamos dar algumas dicas de como você pode otimizar a solicitação de seu benefício ao INSS, evitando que ele demore mais para entrar em sua conta. Veja:
Todos sabemos que o INSS não tem um prazo específico para dar a resposta aos beneficiários que solicitam se aposentar, receber pensões ou até auxílios. Algumas pessoas recebem no mesmo dia e outras levam anos para ter a resposta. Veja o que pode ocasionar essa demora:
Principais erros
- Documentação incompleta:
Segundo especialistas no assunto, a documentação incompleta é um dos erros mais comuns que afetam diretamente no tempo que o INSS vai liberar o benefício. Sendo assim, é importante que o beneficiário já comece a pesquisar o que é preciso um tempo antes de fazer a solicitação.
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- Preenchimento incorreto do PPP:
O PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário) precisa estar preenchido corretamente. Esse documento é elaborado pela empresa, com utilização do laudo Técnico de Condições Ambientais de Trabalho pelo engenheiro de segurança do trabalho ou médico do trabalho.
- CNIS com divergências:
O CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais) também precisa estar atualizado de forma correta. Os erros mais comuns são na data (quando o empregado sai de uma empresa e essa data fica em aberto), valores de contribuição menores do que realmente ocorreram: nesse caso, se o segurado recolher uma contribuição menor do que deveria, o INSS não avisa, mas ele pode pagar depois junto a Previdência.
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- Ação trabalhista:
Quem possui ação trabalhista para receber algum valor que não tenha sido pago enquanto prestava atividades laborais, não tem o processo anexado junto a solicitação de benefício. O INSS não considera essas ações para comprovar o vínculo empregatício. Mas, caso o beneficiário vença a ação, ele pode utilizar como prova para considerar o período em seu benefício.
- Benefício por incapacidade
A solicitação desse benefício sempre gera muitas dúvidas entre os beneficiários. Muitas vezes, eles pensam que o diagnóstico é suficiente. Porém, esse benefício só é concedido caso o beneficiário realmente não tenha condições de trabalho. Portanto, ele precisa ter laudos comprobatórios e passar por perícias. Como muitos não sabem disso, também acaba atrasando o processo de solicitação.
Outro benefício é o auxílio-doença emergencial. Muitas vezes ocorre o indeferimento, pois o solicitante não encaminha os laudos constando o CID (Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde).
- Sincronia entre Receita e INSS
As informações precisam ser as mesmas na Receita e no INSS, ou seja, sempre faça atualização em ambos. Se houver mudança de nome, endereço, estado civil, etc, atualize nos sistemas.
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- Certidão do tempo de contribuição
A emissão desse documento pode levar até 1 ano. Portanto, os beneficiários devem solicitar o quanto antes pelo Meu INSS.
- Pedidos claros
Quando for solicitar algum pedido ou correção no INSS, deve ser claro. A solicitação deve constar todas as informações que você deseja, incluindo datas, tempo de contribuição, valores de contribuição, se tem algum critério específico (doença, aposentadoria especial).
- Período de graça
Esse período é o tempo em que o segurado não está trabalhando, mas mesmo assim se caracteriza como segurado. Porém, já teve muitos momentos que o INSS errou e não reconheceu esse tempo. Para isso, é necessário juntar documentos comprobatórios para poder receber por esse período.
- Prazo
O INSS possui o prazo de 45 dias para analisar os pedidos, porém, isso muitas vezes não acontece. Se demorar muito tempo, o segurado pode reclamar na Ouvidoria ou recorrer ao Poder Jurídico.
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