Atualmente, há doenças que podem aposentar. Portanto, caso um trabalhador seja acometido por alguma enfermidade e ela for de estado grave, o INSS garante um pagamento. Todavia, se o segurado se enquadrar nas exigências.
Caso haja o cumprimento de todas as regras, o segurado tem direito a aposentadoria por invalidez. Mas não são todas as doenças que fazem você ter direito a esse benefício previdenciário.
Vamos mostrar, a seguir, quais as doenças que podem aposentar. Confira.
Quem tem direito a aposentadoria por invalidez?
A aposentadoria por invalidez é um benefício previdenciário para os segurados do INSS e servidores públicos. Todavia, se os mesmos estiverem incapacitados de forma total e permanente para o trabalho.
Leia mais: CONSIGNADO DO INSS: Novas regras aprovadas – você não vai acreditar nas mudanças!
No entanto, a incapacidade também deve impedir que a pessoa seja reabilitada em outro cargo ou função. Portanto, ela não pode exercer nenhuma atividade, nem remotamente.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Doenças que podem aposentar
Existem algumas doenças que podem aposentar. Mas elas não precisam que você não precise comprovar a carência mínima de 12 meses.
No entanto, não basta somente que você tenha essas doenças graves para ter direito a uma aposentadoria por invalidez. Afinal, é necessário que a enfermidade te deixe totalmente impossibilitado de realizar suas funções laborais.
Leia mais: Senador defende valorização do salário mínimo; Saiba mais
Além disso, não pode ser reabilitado ou ter condições de exercer outra atividade. As doenças que a lei cita como graves são:
- Tuberculose Ativa;
- Nefropatias graves;
- Hanseníase;
- Alienação mental;
- Esclerose múltipla;
- Hepatopatia grave;
- Neoplasia maligna;
- Cegueira;
- Paralisia irreversível e incapacitante;
- Cardiopatia grave;
- Doença de Parkinson;
- Espondiloartrose anquilosante;
- Estado avançado de doença de Paget;
- Síndrome de deficiência imunológica adquirida;
- Contaminação por radiação;
- Acidente vascular encefálico;
- Abdome agudo cirúrgico.
Somente as doenças graves dão direito a aposentadoria
Ao contrário do que muitos pensam, não são somente as doenças acima relacionadas que concedem a aposentadoria por invalidez. Afinal, você pode ter sofrido um acidente ou ter uma condição de saúde que o impossibilite de trabalhar.
As doenças que podem aposentar servem para que o requisito da carência de 12 meses seja dispensado para os segurados do INSS. Somente para isso!
Leia mais: Pagamento Bolsa Família: Recebeu menos de R$900? Entenda o motivo
Afinal, as enfermidades citadas anteriormente são bastante complicadas. Além disso, praticamente todas fazem com que você fique incapacitado para o trabalho de forma total e permanente.
Mas é na perícia médica do INSS que o profissional vai verificar se você possui condições ou não de trabalhar. Bem como analisar se é possível ser readaptado em outra função ou profissão.
Caso tudo seja negativo, aí, sim, você pode ter direito à aposentadoria por invalidez. Todavia, se você tiver a doença comprovada por laudo médico e a perícia informar que não há como ter o benefício, o recomendado que procure um advogado especializado para analisar o seu caso.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!