Algumas pessoas ainda não sabem, mas podem ter esquecido alguns valores em contas bancárias. Para isso, é importante consultar esses valores e conseguir sacá-los.
Confira na matéria completa como ter acesso aos valores e como receber junto ao seu banco.
Leia em seguida: Aumento De Margem Nos Empréstimos Consignados De Aposentados? Entenda O Que Mudou
Como consultar valores esquecidos?
Para quem ainda não sabe, existe um Sistema de Revisão de Valores (SRV) que permite a consulta desses valores e abre meios para que você consiga negociar com sua agência bancária e o pagamento dos mesmos.
Deste modo, em 2023 tem atualizações no SRV, como a impressão de telas, sala de espera virtual e consulta de valores de pessoa falecida. Ainda, é possível consultar esse saldo com mais transparência, principalmente para quem tem conta conjunta.
Por exemplo, quando um dos titulares solicitar o valor via SVR, o outro, ao entrar no sistema, conseguirá ver as informações da solicitação: valor, data e CPF de quem solicitou.
Leia em seguida: INSS Divulga Calendário Da Prova De Vida 2023? Confira
Outras informações também são possíveis de serem consultadas pelo SRV
Além dos possíveis saldos esquecidos em contas bancárias que devem estar disponíveis em contas correntes ou poupanças encerradas, é possível consultar cotas de capital e rateio de sobras líquidas de ex-participantes de cooperativas de crédito.
Ainda, estão acessíveis dados de recursos não procurados de grupos de consórcio encerrados. Do mesmo modo, tarifas cobradas indevidamente, parcelas ou despesas de operações de crédito cobradas, entre outros.
Leia em seguida: Primeira Parcela Do Décimo Terceiro Salário Em 2023 Já Tem Data Confirmada; Veja Agora Calendário
Ao acessar o SRV, tome cuidado com possíveis golpes!
Ao consultar o Sistema de Revisão de Valores (SRV) é preciso ter uma conta nível prata ou ouro no site do governo federal (.Gov.BR) e, posteriormente, acessar: www.valoresareceber.bcb.gov.br
Além disso, fique atento com as informações exigidas pela plataforma. Basicamente, você deve preencher os campos de CPF e data de nascimento. Em alguns casos, você deverá informar seu CNPJ. Por fim, após consultar as informações que você busca, tenha salvo a data de acesso no sistema, solicite a transferência do valor e verifique os prazos e condições do resgate de cada valor consultado.
Vale destacar também que o BC não abrange todos os valores esquecidos em instituições financeiras. Deste modo, apenas valores esquecidos por mais de dois anos e que sejam sem movimentação por parte do titular da conta podem ser resgatados. Ou seja, caso o valor tenha sido retido por menos tempo, é necessário entrar em contato diretamente com a instituição financeira para solicitar o resgate.
Por fim, preste atenção em possíveis golpes. O Banco Central alerta, ressaltando que todos os serviços de Valores a Receber são gratuitos e que o banco não envia links nem entra em contato para tratar sobre valores a receber ou para confirmar dados pessoais. Por isso, apenas a instituição que aparece no SVR pode contatar o solicitante e nunca se deve fornecer senhas para nenhum atendente.
Leia em seguida: INSS Poderá Suspender Benefício! Veja Como Evitar
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Veja também:
Dica bônus:
Receba todas as nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!