Golpe do consignado contra aposentados e pensionistas do INSS são frequentes e, infelizmente, atingem boa parte dos milhões de brasileiros segurados pela entidade.
A confirmação e envio de dados por meios clandestinos sempre foi um problema, mas agora golpistas estão contando com uma nova técnica de aplicação de fraudes que garante a liberação de empréstimo em nome de beneficiários.
Entenda a seguir tudo que se sabe sobre esses novos golpes e como você pode evitá-los.
Novos golpes contra aposentados
Uma nova forma de praticar golpes contra aposentados e pensionistas do INSS está se popularizando entre criminosos, que agora obtêm formas mais fáceis de conseguir os dados de beneficiários e solicitar empréstimos consignados em seus nomes.
Leia mais: Caixa Tem está pagando extra de R$300 para este grupo; Veja quem tem direito
Dessa forma, com acesso a múltiplos dados, como RG, carteira trabalhista, carteira de motorista e até mesmo selfie do beneficiário com seus documentos, os golpistas conseguem se passar por aposentados solicitantes de empréstimos consignados, sem nem ao menos entrar em contato com a pessoa para completar o golpe.
Esses novos métodos têm preocupado responsáveis do governo e também segurados do INSS, que descobrem seu nome bloqueado para novos créditos por excesso de pedidos, sobre o qual eles sequer tinham conhecimento.
Assim, já houve casos de cerca de R$ 195 mil solicitados e concedidos em empréstimos para uma das mais de 30 milhões de beneficiárias, em forma de consignado feito por golpistas que utilizaram seus dados.
O ministro da Previdência, Carlos Lupi, já pediu uma investigação sobre o assunto na Polícia Federal.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
“Kit fraude”
Com esse novo formato de golpes, criminosos conseguem as informações necessárias para solicitação dos empréstimos consignados com o chamado “Kit Fraude”.
Trata-se de um banco de dados virtual e clandestino, que vende os dados cadastrais de beneficiários do INSS.
Assim, não é necessário entrar em contato com os segurados para aplicar o golpe, como é costume de golpistas.
Aposentados e pensionistas já são alvos de golpes com assuntos referentes aos salários, Revisão da Vida Toda, qualquer tipo de confirmação de valores e liberação de crédito para consignados.
Agora, com a compra de seus dados, os empréstimos podem ser solicitados diretamente pelos golpistas.
Como evitar outros golpes
Além das medidas usuais de evitar golpes (como não compartilhar dados por telefone, mensagem ou e-mail; não enviar fotos de documentos por aplicativos ou fornecer dados bancários para pedidos “do INSS”), agora também é preciso ter atenção com outros tipos de golpes. Por isso, novos cuidados são necessários.
Leia mais: Como consultar pagamento do Bolsa Família pelo CPF?
Primeiramente, você deve ficar de olho nos empréstimos consignados existentes em seu nome. Com o monitoramento de crédito, você consegue garantir que todas as solicitações existentes tenham sido feitas por você.
E assim, detectar alguma irregularidade quanto antes para salvar você de um problema maior. Portanto, fique atento às suas movimentações na conta, já que ainda não é possível identificar e barrar esses grupos clandestinos de vendas de informações.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!