O INSS possui quase 1 milhão de pessoas aguardando para a perícia médica. Um dos principais problemas enfrentados pelo Governo Federal é o número elevado de pessoas que aguardam alguma resposta de sua solicitação. Confira o que está sendo feito para resolver esse problema.
A perícia médica do INSS é necessária quando o beneficiário vai solicitar algum benefício previdenciário por incapacidade. Por exemplo, auxílio-acidente, auxílio-doença ou Benefício de Prestação Continuada quando esse for para pessoas com deficiência.
Não há como fugir desse procedimento para receber os valores do INSS. Entretanto, a situação de pessoas que aguardam para realizar essa perícia acabou se elevando para um número que escancara os déficits que o Instituto possui.
Governo divulgou mutirão para reduzir fila do INSS
O mutirão divulgado pelo INSS para reduzir as suas filas já começou de acordo com informações do Ministério da Previdência. Esse mutirão funciona da seguinte forma: os médicos peritos vão fazer as perícias por regiões brasileiras.
No mês de março, o mutirão aconteceu no Nordeste, que é a região que contava com o maior número de beneficiários em espera na fila do INSS.
A equipe é formada por 50 médicos. Contudo, apesar de o principal problema estar sendo as pessoas que aguardam por perícia médica, o INSS também apresenta atrasos em outros quesitos, como análises de concessões.
Leia mais: Doenças que te permitem pedir aposentadoria por invalidez: confira agora mesmo!
Falhas do Meu INSS também interferem nas filas do INSS em 2023
Os segurados do INSS também enfrentam falhas no aplicativo e site Meu INSS, que está com instabilidade e erros, impedindo de fazerem o pedido inicial ou cumprir as exigências do INSS para ter a sua análise concluída.
A Dataprev, empresa responsável pelo gerenciamento de dados dos beneficiários, informou que o aplicativo e site Meu INSS estão em aprimoramento para que não aconteça mais esses problemas com os beneficiários.
O intuito é que os pedidos possam ser feitos de forma online, auxiliando na diminuição do fluxo de atendimentos presenciais e acelerar o tempo de análise.
Leia mais: RPV: Entenda tudo sobre o PAGAMENTO de valores atrasados
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Veja também;
Dica bônus:
Receba todas as nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!