Viajar de avião, seja a trabalho ou em momentos de lazer, está cada vez mais inacessível para a população brasileira. Isso porque a passagem aérea apresenta valor cada vez mais altos e fora do orçamento de diversos grupos sociais. Incluindo os aposentados.
Por isso, o Governo Federal está em busca de medidas que possam ser estabelecidas para facilitar o acesso à passagem de avião, em especial os aposentados, com valores mais viáveis.
Leia a seguir qual é a intenção do Governo e quais atitudes podem garantir aos aposentados brasileiros descontos e benefícios em passagens aéreas.
Passagem de avião mais caras
Primeiramente, em comparação ao período anterior à pandemia da COVID-19, não é surpresa que o valor de passagens aéreas passaram por mudanças bruscas de valores.
Assim, a média de aumento dos valores para viajar de avião é 26% em relação aos anos antes do período de isolamento social, onde raramente essa forma de transporte era utilizada.
Leia mais: Confirmado: Lula anuncia novo aumento no salário mínimo; Veja novos valores
Inicialmente, o motivo desses valores tão altos está no alto preço de ferramentas essenciais para o funcionamento dos aviões, como o querosene.
Deste modo, apenas no último ano, o aumento do valor das passagens beira os 43%, enquanto a inflação nesse mesmo período foi de 5,6%.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Novo benefício
Em resumo, no mês de março, o ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, detalhou a informação divulgada pelo Governo Lula, de que passagens aéreas teriam valor equivalente a R$ 200,00 para brasileiros.
Contudo, o programa visa atender apenas alguns grupos sociais como aposentados e pensionistas do INSS, estudantes que tenham sua universidade garantida pelo FIES e servidores públicos com renda mínima estipulada.
Leia mais: Novidade: Taxas de juros de empréstimos consignados do INSS sofrem novas alterações; Confira
Segundo o ministro, a missão do projeto vai ser preencher 20% da ocupação de aeronaves durante os períodos de baixa temporada.
Com o valor fixo de R$ 200,00 pela passagem, a intenção é aproveitar os períodos de pouca adesão às viagens de avião para utilizar os assentos vazios com descontos para grupos sociais.
Confirmação do novo valor
O ministro Márcio França ainda revelou que o projeto para garantir o desconto nas passagens aéreas já está pronto, mas ainda será avaliado pela Casa Civil e pelo presidente Lula (PT). Vale lembrar que o presidente da República não aprovou a divulgação prévia da informação.
Leia mais: Pessoas com Síndrome de Burnout tem direito a benefício do INSS? Confira
Ao todo, serão quatro passagens aéreas por ano para quem possuir direito ao benefício: duas de ida e duas de volta. A segunda viagem também pode ser realizada por cônjuges e dependentes do cidadão que se enquadra nos requisitos.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!