Nessa matéria você vai entender o que é imposto de renda e para que ele serve. Além disso, ficará sabendo quando chega ao fim o prazo para declaração em 2023.
O Imposto de Renda é um documento que inclui informações sobre rendimentos e bens, bem como pode representar um comprovante de renda.
O que é imposto de renda?
O imposto de renda é o tributo mais conhecido no país. Ele é um tributo federal aplicado todos os anos sobre a renda, ou seja, sobre o que cada brasileiro recebe. Dessa forma, o mesmo acompanha a evolução patrimonial das pessoas todos os anos.
Leia mais: ABONO NATALINO: Lula anuncia calendário de pagamento para aposentados – Confira!
Para fazer esse acompanhamento, desde 1922 o governo requer aos trabalhadores e empresas que informe à Receita Federal seus ganhos anuais.
Posteriormente, no ano seguinte, o órgão avalia se o que cobrou é realmente o que era necessário pagar de acordo com os rendimentos.
Prazo Imposto de Renda 2023
O prazo para enviar a declaração do Imposto de Renda em 2023 iniciou no dia 15 de março e estende até o dia 31 de maio. Nesse momento, muitos brasileiros questionam sobre a importância e a utilidade desse documento.
E para você melhor entender o que é imposto de renda, podemos citar que o mesmo serve para informar os rendimentos, seja eles tributáveis ou não, recebidos pelo contribuinte no decorrer do ano de referência.
Deve ser levado em consideração também os bens adquiridos, como, por exemplo, carros, imóveis e títulos, o documento funciona como um meio de acompanhar a evolução do patrimônio dos brasileiros.
Leia mais: Endividados do Auxílio-Brasil terão perdão de Lula; Entenda como irá funcionar
De acordo com a Receita Federal, parte dos impostos arrecadados com o IR são destinados ao desenvolvimento do país, contribuindo para áreas como saúde, educação, cultura, segurança, programas de transferência de renda, dentre outros serviços públicos prestados ao cidadão.
O imposto foi incluído em 1922, na Lei Orçamentária.
Restituição Imposto de Renda
A declaração do Imposto de renda também permite que, em alguns casos, o valor pago ao Governo, seja devolvido, ato conhecido como restituição. O processo acontece quando a pessoa paga um valor de imposto maior do que realmente deveria.
Isso pode acontecer por conta das despesas dedutíveis, que diminuem o valor a ser paga, além dos casos do IR retido na fonte, quando ele é descontado direto do salário do contribuinte.
Além disso, o brasileiro pode escolher por destinar até 3% do imposto para os fundos dos direitos da criança e do adolescente, bem como mais 3% para os fundos do idoso. Isso não afeta o valor que o contribuinte deve pagar, apenas direciona aonde irá uma parte dos valores.
Leia mais: Lula assina decreto que vai impactar todo o Brasil; Confira
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Veja também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!