Governo federal define novo teto da taxa de juros do empréstimo consignado para os aposentados. Veja em seguida todas as informações:
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é um órgão que possui vínculo com o Ministério do Trabalho do Brasil. Os trabalhadores brasileiros que contribuam para a autarquia, podem ter direito de receber benefícios previdenciários como, por exemplo, a aposentadoria, caso preencham os requisitos legais.
Nesse sentido, em torno de 19 milhões de brasileiros, recebem benefícios de aposentadorias, os quais possuem uma grande surpresa na redução da taxa de juros do empréstimo consignado. Continue acompanhando para mais informação!
Vantagens para os aposentados
O INSS, foi fundado no mês de junho de 1990, durante a gestão do ex-presidente Fernando Collor de Mello, modificando a estrutura do cumprimento das leis trabalhistas. Contudo, para ter direito aos benefícios previdenciários, o cidadão precisa contribuir para o órgão mensalmente e ter qualidade de segurado. Podendo não conseguir seu benefício caso deixe de contribuir ou perca a qualidade de segurado.
Leia em seguida: Pensão por morte do INSS: Como funciona e quem tem direito?
Entre os benefícios oferecidos para os contribuintes podemos mencionar o auxílio-doença, pensão por morte e aposentadorias. Dessa forma, vale destacar que o benefício de aposentadoria é pago de modo fixo ao beneficiário, já os auxílios são em casos pontuais, por exemplo, em caso de doença ou gravidez.
Consequentemente, pelo fato da aposentadoria ser um benefício fixo, os aposentados conseguem obter vantagens que outros segurados não possuem. Como a contratação do empréstimo consignado que oferece uma baixa taxa de juros mensais e a liberação de altos valores, devido o baixo risco de inadimplência, pelo desconto ser direto na folha.
Leia em seguida: Pente-fino do INSS: Perdi meu benefício?
Surpresa na taxa de juros do empréstimo consignado
Recentemente, o empréstimo consignado, passou por mudanças turbulentas. Isso porque, no mês de março, o governo federal, tinha reduzido o teto da taxa de juros mensais dessa opção de crédito. Anteriormente a essa alteração, o teto estava em 2,14%, mas com a decisão do Conselho Nacional de Previdência Social, inicialmente havia passado para 1,70% ao mês.
Leia em seguida: Crédito consignado INSS: Juros diminuíram!
Diante a redução brusca, as instituições bancárias públicas e privadas, optaram em suspender a oferta aos aposentados, pelo alto custo que captar clientes gera. Com esse cenário, o governo precisou retroceder, passando a definir o novo teto da taxa de juros mensais do empréstimo consignado para 1,97%.
Havendo esse aumento da taxa para 1,97% os bancos voltaram a oferecer o crédito para os aposentados. Podendo, inclusive, encontrem a oferta com juros mais baixos, pois segundo o Ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, não são todos os bancos que estão trabalhando com o teto.
Leia em seguida: INSS é condenado e aposentados comemoram!
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Confira também:
Dica bônus:
Receba todas as nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!