Em dezembro do último ano, o Supremo Tribunal Federal aprovou a proposta de revisão do INSS que traz grandes novidades aos aposentados e pensionistas do INSS. Isso porque, com essa revisão aprovada, um novo cálculo poderá aumentar o salário desses beneficiários, que poderão utilizar novas contribuições no valor.
Leia a seguir tudo que você precisa saber para conseguir essa vantagem no seu salário de aposentadoria.
O que é a Revisão do INSS?
Inicialmente, vamos falar sobre a revisão do INSS. Trata-se da Revisão da Vida Toda, a qual promete aos aposentados e pensionistas do INSS um novo cálculo de seus salários. Dessa forma, beneficiários podem utilizar todas as suas contribuições ao longo da vida para reajustar o valor recebido, ao contrário do formato atual, que utiliza apenas valores após 1994.
Leia mais: SURPRESA: Passo a passo para consultar e sacar suas cotas do PIS/PASEP. Não perca!
Com isso, aqueles que apresentam salários e contribuições maiores anteriores a esse período poderão incluí-las no cálculo do seu benefício e aumentar seu salário. Além disso, por se tratar de um tema dotado de repercussão geral, a Revisão da Vida Toda será avaliada por todos os tribunais do Brasil conforme as decisões tomadas pelo STF.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Quais beneficiários do INSS podem solicitar a revisão?
No entanto, existem alguns requisitos para a solicitação dessa revisão do INSS. Primeiramente, para solicitar a Revisão da Vida Toda, é preciso que a sua aposentadoria tenha sido concedida antes de 13 de outubro de 2019, quando ocorreu a Reforma da Previdência. Além disso, é preciso estar dentro do prazo de 10 anos para pedidos de revisão.
Leia mais: Aposentados têm mais vantagens nos empréstimos consignados com nova ampliação de margem; Saiba mais!
Nesse caso, se você cumpre esses requisitos e avaliar, junto a um advogado especialista, se a revisão do INSS será benéfica para a situação e irá aumentar seu salário, você pode solicitá-la.
Como usar a revisão do INSS para aumentar seu benefício?
De acordo com o que mencionamos, você precisa cumprir os requisitos para solicitar a revisão do INSS. Isso porque, a Revisão da Vida Toda é um processo delicado e você deve fazê-lo com cautela. Para isso, a indicação é de que beneficiários recorram a advogados especialistas em Direito Previdenciário para refazer o cálculo do seu benefício.
Leia mais: O que é Imposto de Renda e para que serve? Confira
Recentemente, o STF aprovou sua decisão final para a revisão do INSS: todas as contribuições anteriores a 1994 serão utilizadas pelos beneficiários que assim desejarem. Você pode dar início ao processo de revisão pelo site ou aplicativo Meu INSS.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!