O FGTS existe para auxiliar os trabalhadores brasileiros em situações específicas, pré-determinadas pelo Governo Federal. Em 2023, o fundo de garantia está em processo de mudanças para que ajude cada vez mais a população com direito a ele, por meio de reajustes. Dessa forma, você precisa se atualizar sobre alguns pontos importantes para não perder nada.
Para isso, leia a seguir tudo que você deve saber sobre a revisão do benefício e como pedir o extrato do FGTS.
Como funciona o FGTS
Em primeiro lugar, vamos esclarecer o que é o FGTS. Trata-se do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, uma conta que o empregador irá criar para trabalhadores de carteira assinada, para criar uma reserva ao empregado em casos de demissão sem justa causa ou outras situações autorizadas pelo governo.
Leia mais: EXCLUSIVO: Saiba como utilizar os 4 cartões com benefícios disponíveis para alguns aposentados
Mensalmente, o empregador deve depositar 8% do valor correspondente ao salário pago ao trabalhador, no entanto, o FGTS não irá descontar o valor do pagamento fornecido. Assim, os cidadãos brasileiros com direito ao benefício podem acessar o fundo em situações como demissão sem justa causa, saque-aniversário, saque-rescisão e saques liberados em casos de desastres nacionais.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Para que serve o extrato do FGTS?
Além disso, o FGTS também pode fornecer a opção de revisões do benefício para aqueles com direito para tal. A proposta de revisão busca rever o valor depositado para os trabalhadores, que não passam por reajustes há mais de 20 anos. Dessa forma, o fundo de garantia é desvalorizado com o passar do tempo e as mudanças financeiras.
Leia mais: GOVERNO PODE PERDOAR SUA DÍVIDA DE CONSIGNADO: Veja como isso pode acontecer
O STF irá julgar a proposta no dia 20 de abril, e, caso aprovada, irá tornar o fundo um grande aliado da classe trabalhadora brasileira. No entanto, para isso, é preciso pedir o extrato do FGTS como documento principal para solicitar a revisão.
Em vista disso, todos os trabalhadores com direito ao benefício podem pedir o extrato do FGTS para dar entrada na revisão, e ter acesso ao fundo de todas as empresas para as quais já trabalhou. Porém, você deve ter em mente que é necessário cumprir os requisitos de acesso à conta, conforme mencionado.
Como pedir o extrato do FGTS?
Em suma, pedir seu extrato do FGTS é um processo muito simples. Você pode solicitar diretamente pelo aplicativo do fundo de garantia. Além disso, quem é cliente da Caixa Econômica Federal pode utilizar a plataforma virtual do próprio banco.
Leia mais: Como saber se tenho algum dinheiro a receber pelo CPF? Confira
Pelo aplicativo do FGTS, você deve entrar na aba “ver todas as suas contas”, e, assim, baixar o extrato em PDF. Por outro lado, para utilizar a plataforma da Caixa, o processo é ainda mais simples. Basta você acessar a aba destinada ao FGTS e solicitar seu extrato.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!