Aprenda como parar de pagar seu empréstimo consignado sem consequência em 2023. Veja em seguida todas as informações:
Por diversas vezes os aposentados acabam se arrependendo de terem feito a contratação de empréstimo consignado. Dessa forma, surgem dúvidas a respeito da possibilidade de deixar de pagar o crédito. Siga acompanhando para conferir mais detalhes!
Posso cancelar um empréstimo consignado?
Pelo fato de haver o desconto das parcelas do empréstimo consignado do salário de benefício dos aposentados, o valor pode começar a pesar no bolso. Mesmo que a contratação tenha ocorrido dentro do limite de 35% de margem consignável. Sendo assim, a renda mensal, acaba se tornando quase insuficiente para pagamento das suas despesas mensais.
Leia em seguida: POLÊMICA! INSS Anuncia Aumento Salarial, Mas Apenas Para Um Grupo De Beneficiários; Entenda
De acordo com a legislação vigente, não precisa haver uma justificativa pela qual, a pessoa queira desistir da contratação que realizou. Mas para isso, precisam estar ciente ao prazo 7 dias para fazer o pedido de cancelamento. Iniciando a contagem do prazo depois do valor contratado ter caído na sua conta.
Se a contratação do empréstimo consignado não for reconhecida por você, o cancelamento também pode ser requerido. Além de poderem exercer o direito de arrependimento, através de uma reclamação formalizada na instituição financeira responsável pela contratação do empréstimo consignado, Procon ou Banco Central.
Siga sua leitura para saber como suspender o consignado corretamente!
Leia em seguida: ATENÇÃO! Saiba Como Declarar Aposentadoria E Pensão Do INSS No Imposto De Renda 2023
O que é empréstimo sobre a RMC?
A RMC, Reserva de Margem Consignável, se trata no desconto que por muitas vezes os aposentados encontram na folha de pagamento, posteriormente a contratação de um empréstimo consignado. Mas essa prática é considerada ilegal pela legislação brasileira.
Leia em seguida: DESCUBRA! Passo A Passo De Como Pedir Aposentadoria Pelo App Meu INSS
Consistindo em uma consignação para quitação da fatura gerado pelo uso do cartão de crédito consignado, sem que os beneficiários tenham feito a contratação, acabam sendo inserido no contrato. Estando diante da chamada venda casa que o Códio de Defesa do Consumidor proíbe.
Como suspender o empréstimo consignado?
A legislação não prevê a suspensão dos pagamentos do empréstimo consignado, mas o aposentado pode solicitar o seu cancelamento no prazo de 7 dias. Veja o guia completo:
Leia em seguida: INSS Anuncia Novos Requisitos Para Solicitação Do Auxílio Doença
1.° – Solicite o cancelamento para a instituição financeira em que foi feita a contratação do empréstimo em até 7 dias;
2.° – A instituição deve disponibilizar um formulário para preenchimento, com informações sobre a forma de devolução do valor;
3.° – Posteriormente, ao verificar as informações de como suspender o empréstimo consignado, a devolução deve acontecer em até 1 dia útil;
4.° – No prazo de 3 a 6 dias a instituição precisa desaverbar o contrato no INSS;
5.° – Após o prazo, o contrato não deve mais constar em seu extrato de empréstimo e a margem consignável é liberada novamente.
Leia em seguida: Boas Notícias: Aposentados Terão Surpresa Na Folha De Pagamento De ABRIL! Descubra Qual É
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Confira também:
Dica bônus:
Receba todas as nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!