O pagamento INSS sofreu uma alteração. Todavia, anualmente ocorre o reajuste do piso salarial nacional. Com isso, todos os salários são alterados.
A folha do INSS é atualizada mensalmente pelo DataPrev. Afinal, é necessário incluir todas as informações sobre o benefício previdenciário dos segurados. Dados como valor do salário, margem consignável, empréstimos e outros.
Esse período de atualização é chamado de maciça e, geralmente, acontece pela metade de cada mês. Saiba mais sobre o pagamento INSS!
Quando atualiza a folha do INSS?
Mensalmente, a maciça acontece entre os dias 12 e 17. Portanto, nesse período, os beneficiários podem fazer as consultas referentes ao recebimento de seus benefícios.
Leia mais: APRENDA AGORA! Guia completo para solicitar sua aposentadoria pelo app Meu INSS
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Pagamento INSS com alteração
Em 2023, o salário mínimo vai ter mais uma alteração. Afinal, em fevereiro, o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou o reajuste. Portanto, ele vai de R$ 1302 para R$ 1320. Além disso, o presidente pretende instituir uma política de valorização do piso salarial, correspondendo a inflação mais o PIB.
Leia mais: BOLSA FAMÍLIA: Calendário de Pagamento de ABRIL é antecipado e dinheiro já está caindo na conta!
O novo aumento começa a valer a partir de maio, conforme declaração do Ministro do Trabalho, Luiz Marinho. Portanto, mais um impacto vai acontecer no pagamento INSS. Afinal, aumenta também a margem para a contratação de empréstimo.
Como isso interfere no empréstimo consignado?
A maciça é o período que ocorre a atualização da folha de pagamentos do INSS. O empréstimo consignado tem o valor das parcelas descontadas no benefício dos segurados.
Sendo assim, o tempo da maciça também é para atualizar as informações sobre:
- Quanto vai ser descontado;
- qual o valor final recebido pelo beneficiário;
- qual a margem para os consignados que ainda está disponível.
Leia mais: Grande novidade para os trabalhadores que possuem a carteira de trabalho assinada; Confira
Os beneficiários do INSS possuem uma margem consignável, que é a porcentagem que pode ser usado para o pagamento dos consignados. Em 2023, a margem é de 35% para empréstimo,5% para cartão de crédito e 5% para cartão benefício do INSS.
Mensalmente, o período da maciça serve para atualizar a folha de pagamento INSS e demonstrar quanto o beneficiário já usou e quanto ainda tem para usar com consignados.
Além disso, no tempo de atualização da folha do INSS, o processo de averbação do contrato de empréstimo consignado pode levar mais tempo que o previsto. Portanto, quem deseja contratar empréstimo consignado deve se atentar ao período de maciça.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!