Veja agora como você pode saber se o seu cadastro do Bolsa Família será bloqueado? Confira mais informações:
O programa social Bolsa Família continua passando por uma avaliação rigorosa, conhecida como “pente-fino”, desde seu relançamento oficial. A verificação de dados é feita através do Cadastro Único (CadÚnico), o que tem gerado preocupação entre muitos beneficiários sobre a possibilidade de serem excluídos do programa.
No entanto, o governo envia notificações através do aplicativo Bolsa Família (Android, iOS) e SMS para informar os beneficiários sobre o corte do benefício. Aqueles que seguem as regras do programa não correm o risco de perder o auxílio financeiro.
É importante ressaltar que o Bolsa Família é suspenso para aqueles que forneceram informações falsas para serem incluídos na lista de beneficiários. Por isso, é fundamental manter o Cadastro Único atualizado para que o Governo Federal possa verificar se os critérios para receber o benefício, estão sendo cumpridos.
Leia em seguida: Acaba de sair: Nome no Serasa não impede crédito de empréstimo no INSS; veja
Recebi a notificação de corte:
Ao passar pelo processo de pente-fino, muitos beneficiários do Bolsa Família recebem notificações de corte, especialmente aqueles que vivem sozinhos. Isso ocorre porque houve uma liberação excessiva de benefícios para esse grupo em 2022, levantando suspeitas de fraudes.
No entanto, todos os beneficiários que estão em risco de ter o benefício cortado são notificados adequadamente. Se a família atender aos requisitos do programa e ainda assim receber a notificação, é possível resolver a situação.
Cumpri as exigências e tive o benefício cancelado: o que aconteceu?
Mesmo cumprindo as exigências do Bolsa Família, alguns beneficiários podem ter o benefício cancelado de forma indevida durante o pente-fino. Esse é o caso, por exemplo, quando há muitos registros de beneficiários em um mesmo endereço, o que pode acontecer em regiões periféricas ou urbanizadas. Embora a análise do Cadastro Único possa entender isso como uma fraude, na verdade, trata-se de uma questão de endereço.
Veja agora: Endividados do Auxílio-Brasil terão perdão de Lula; Entenda como irá funcionar
Para solucionar essa situação, é necessário que o cidadão compareça a um Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) com seus documentos pessoais para atualizar o CadÚnico. Além disso, deve levar um comprovante de endereço em nome do responsável familiar e comprovantes de renda. No CRAS, o indivíduo poderá descobrir o motivo real do cancelamento do benefício.
Porém, antes de tomar qualquer medida, é importante que o beneficiário certifique-se de que está cumprindo todas as regras do Bolsa Família para não correr o risco de ter o benefício cancelado novamente.
Gostou do conteúdo sobre o cadastro bolsa família bloqueado? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Dica bônus:
Assim, receba nossas informações todos os dias de forma gratuita. Nos siga também em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!