Uma das dúvidas mais frequentes dos trabalhadores está em saber como desbloquear meu FGTS, por isso preparamos essa matéria para tratar de todos os pontos. Confira em seguida:
O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é um benefício com previsão legal na legislação brasileira. Funcionando como uma reserva de dinheiro que visa auxiliar o trabalhador em momentos específicos.
Nesse sentido, mensalmente o empregador precisa depositar uma determinada quantia no fundo do trabalhador. Para que em determinada situação como, por exemplo, de demissão sem justa causa, ele possa fazer o saque do dinheiro disponível.
Para muitos trabalhadores o saque pode estar bloqueado ao tentarem fazer a retirada do dinheiro. Portanto, como desbloquear meu FGTS? Descubra todas as informações a seguir, continue acompanhando!
O que é saldo bloqueado no FGTS?
O bloqueio do saldo do FGTS, impede que o trabalhador movimente o saldo disponível em sua conta. Todavia, existem determinados motivos pelos quais o valor possa estar bloqueado, por isso, você precisa entender quais são.
Leia em seguida: Passagem Aérea Com Desconto Em 2023: Veja Como Comprar
Saldo FGTS bloqueado por empréstimo
Um dos motivos que podem gerar o bloqueio do FGTS é através do empréstimo, em que os 10% do saldo mais os 40% da multa rescisória ficam retidos como garantia de pagamento do crédito. Por exemplo, a Caixa Econômica Federal, foi uma das primeiras instituições a fazer a oferta da modalidade para os trabalhadores, mas no momento estão suspensas.
Leia em seguida: ATENÇÃO APOSENTADOS: INSS Faz Novo Pagamento De R$ 3960 – Confira As Datas!
Saldo FGTS bloqueado pelo saque-aniversário
Antes de você saber como desbloquear meu FGTS, é preciso entender o motivo do bloqueio pelo saque-aniversário. Nesse sentido, os trabalhadores que possuem essa modalidade habilitada, podem fazer o saque de uma determinada porcentagem do saldo que possuem em seu fundo no mês do seu aniversário.
Leia em seguida: Comemore: Folha De Pagamento Do INSS Traz Surpresa Positiva Para Aposentados! Descubra Qual É
Entretanto, aquele que optar por essa modalidade de saque, em caso de demissão, não tem direito aos valores do fundo e apenas vai receber a multa rescisória de 40%, paga pelo empregador. O restante fica bloqueado no fundo.
Como desbloquear meu FGTS?
Veja em seguida como fazer o desbloqueio do seu FGTS em caso de empréstimo e de saque aniversário. Confira:
Desbloqueio do FGTS em caso de garantia de empréstimo
Nos casos em que o saldo do FGTS foi utilizado como garantia de empréstimo, o desbloqueio vai acontecer após o pagamento total da dívida. Dessa forma, você pode pagar antecipadamente as parcelas para liberar o saldo. Para isso, entre em contato com a Caixa Econômica Federal ou com a instituição financeira responsável pelo empréstimo.
Leia em seguida: Aposentados Podem Comemorar: INSS Depositará 2 Parcelas De R$1980 – Saiba Quando!
Desbloqueio em caso de saque-aniversário
Aqueles que habilitaram a modalidade de saque-aniversário, para conseguir desbloquear seu saldo, se faz necessário, aderir novamente à modalidade saque-rescisão. No entanto, precisam aguardar 25 meses, para conseguir fazer a troca. A solicitação pode ser feita pelo aplicativo FGTS ou pelo próprio site da Caixa.
Por fim, agora que você sabe como desbloquear meu FGTS, não perca mais tempo e adote o melhor procedimento.
Leia em seguida: EMPRÉSTIMO CONSIGNADO: Como Parar De Pagar Sem Consequências – Descubra Agora!
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Confira também:
Dica bônus:
Receba todas as nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!