Juros do consignado para aposentados tem nova redução anunciada pelo governo federal. Veja em seguida todas as informações:
No dia 20 de março, após definição do teto da taxa de juros do consignado, anteriormente em 1,70%, o governo federal, recuou e aumentou o percentual. Lembrando que bancos públicos e privados haviam deixado de oferecer empréstimos para os aposentados.
Nesse sentido, durante uma reunião feita no Planalto, estavam presentes os secretários executivos da Fazenda Gabriel Galípolo e o Ministério do Trabalho e Emprego Francisco Macena, estando presentes também Rita Serrano, presidente da Caixa Econômica Federal e Tarciana Medeiros, do Banco do Brasil. Além dos ministros Carlos Lupi e Rui Costa.
Continue acompanhando e confira as últimas notícias sobre os juros do consignado!
O que aconteceu?
O Conselho Nacional da Previdência Social (CNPS), havia decidido reduzir o teto dos juros para empréstimo consignado. Modalidade de crédito muito utilizada pelos aposentados. A redução foi feita com base na solicitação do ministro da Previdência Social, Carlos Lupi.
Leia em seguida: LIBERADO SAQUE EXTRA Para Trabalhadores; Veja Quem Tem Direito
Dessa forma, o teto, que antes era de 2,14%, ficou definido em 1,70% ao mês, no primeiro momento. Mas a reação das instituições bancárias não foi positiva, tantos os bancos públicos como os privados, suspenderam a oferta dessa opção de crédito como. Por exemplo, a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil, consideradas as maiores instituições do país.
Considerando que para os bancos, a redução dos juros do consignado anunciada, não supriria os gatos que uma operação de consignado do INSS gera. Sendo assim, buscavam que fosse modificada para 2,04% ao mês.
Leia em seguida: Não Perca A Chance De Solicitar Um Empréstimo Com Garantia Do Saque Aniversário Do FGTS
Como ficaram os juros do consignado?
Diante o recuo das instituições bancárias na oferta do empréstimo consignado, o Conselho, precisou se reunir novamente, no dia 24 de março, para deliberar sobre uma nova definição do teto dos juros do consignado. Contando, assim, com a participação de representantes dos sistemas bancários e financeiros.
Leia em seguida: SAIU AGORA: Aposentados Recebem Pagamentos Extras – Veja Como Receber
Dessa forma, ficou definido que o teto dos juros do empréstimo consignado vai ficar em 1,97% ao mês. Já do cartão de crédito consignado, que antes era de 3,06%, o CNPS, reduziu para 2,89% ao mês. Entretanto, essas taxas, somente valem para as novas contratações, não interferindo nos contratos ativos.
O que é empréstimo consignado?
O empréstimo consignado é uma opção de crédito com juros mais baixos e condições de pagamentos mais vantajosas que as outras modalidades oferecida pelo mercado financeiro. Nesse sentido, a oferta pode ser oferecida por bancos tradicionais ou fintechs, com baixo risco de inadimplência pela garantia de pagamento que possui.
Isso porque, a dedução das parcelas, ocorre direto na folha de pagamento dos aposentados. Podendo ser contratado também por pensionistas, servidores públicos, militares e trabalhadores formais. Se tornando a modalidade mais buscada no país pelas inúmeras vantagens que oferece.
Leia em seguida: Como Evitar O Bloqueio Do Bolsa Família? Confira
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Confira também:
Dica bônus:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!