Governo volta atrás e decide aumentar taxa de consignado do INSS após reação negativa dos bancos e demais instituições financeiras. A decisão foi tomada no dia 20 de março, após reações dos bancos. Dessa forma confira qual a nova taxa para o consignado do INSS.
Taxa de Juros do consignado do INSS
O governo federal voltou atrás e elevou mais uma vez a taxa de juros do consignado do INSS para os aposentados e pensionistas. A decisão foi tomada no dia 20 de março, após reações negativas dos bancos.
Com a redução sem aviso prévio da taxa do consignado, os bancos pararam de operar a linha de crédito por alguns dias. Isso porque não se tornava viável para as instituições ofertar essa opção de crédito, tendo em vista que a taxa que eles deveriam pagar não valia a pena com a taxa para contratação tão baixa.
Leia mais: Como solicitar o empréstimo consignado do INSS? Veja agora
Vendo toda essa situação, o Governo Federal, ajustou o novo percentual, e logo depois todos os bancos voltaram à ativa.
A nova taxa de juros fixou fixada em 1,97%, contudo, os bancos podem oferecer taxas menores. Não podem apenas ultrapassar essa porcentagem.
Por que a taxa de juro do consignado do INSS baixou?
O Governo Federal foi quem propôs a redução e após estudos do CNPS, que é composto por representantes do Governo, aposentados, empresas e trabalhadores, a proposta foi devidamente aprovada.
Desde o período de campanha eleitoral, Lula já destacava que a redução de juros seria uma das bandeiras do novo Governo e essa redução nas taxas do consignado do INSS foi apenas uma das propostas.
Leia mais: Segurados do INSS podem aumentar valor do benefício; Veja como fazer isto
A ideia é diminuir custos para beneficiários do INSS. De acordo com o Sindicato Nacional dos Aposentados, atualmente, são 8 milhões de aposentados e mil pensionistas, com algum contrato ativo de empréstimo consignado e cerca de 1,8 milhão já comprometeram o teto de utilização do crédito, que é de 45%, contando com os cartões.
Hoje um aposentado ou pensionistas, pode utilizar 35% em empréstimo consignado, 5% em cartão de crédito consignado e 5% em cartão benefício.
Empréstimo consignado do INSS
A principal característica do empréstimo consignado do INSS é que o desconto das parcelas acontecem diretamente na folha de pagamento do beneficiário.
Leia mais: Saiu agora: Limite extra liberado para SAQUE – Veja quem tem direito e COMO RECEBER
Essa opção de crédito costuma ser mais baixa que as demais, isso porque a taxa de inadimplência é praticamente nula.
Leia mais: Aposentados vão receber R$3960 na conta; Veja quando vai receber
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Veja também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!