Atenção beneficiários do INSS! Novo pagamento do benefício chuva antecipado está para cair. Confira mais informações.
Em razão das fortíssimas chuvas que atingiram algumas cidades brasileiras, o INSS vai pagar o benefício da chuva antecipado para todos os segurados moradores. Sendo assim, você que é beneficiário do INSS e infelizmente foi vítima das enchentes, fique ciente de que a ajuda financeira, por parte do governo, vai chegar.
Leia mais: Dinheiro Perdido: 8 Formas de receber
De acordo com a Portaria nº 1420, os pagamentos começam agora em março e os segurados que desejam antecipar o pagamento precisam solicitar o processo. Isso significa que a antecipação não é algo automático, mas sim que parte de cada pessoa escolher ou não. Nesse sentido, as pessoas que optarem por receber antes terão de devolver o valor em até 3 anos, sem a cobrança de juros.
Fique atento ao pagamento do benefício chuva antecipado!
Pagamento do benefício chuva antecipado
Para os moradores das cidades de Canapi (AL), Teresina de Goiás (GO) e Petrópolis (RJ), o INSS vai antecipar o pagamento dos benefícios previdenciários e assistenciais. Além disso, quem reside nessas cidades vítimas de enchentes poderá contar com todo o apoio governamental e ainda da iniciativa privada, que está realizando doações.
Segundo as fontes do IBGE mais de 300 mil pessoas residiam nas cidades em que houve enchentes nas últimas semanas. Isso não quer dizer que toda população foi atingida, mas tivemos muitas vítimas que perderam suas casas, famílias e até sua vida. Por isso o instituto resolveu introduzir essa medida emergencial.
Dessa forma, todos os beneficiários moradores desses locais receberão, no mínimo, R$1.212,00 adiantados e poderão contar com essa ajuda para retomar a vida. No entanto, é importante lembrar que o instituto adotou um sistema muito parecido com o dos empréstimos consignados, pois é necessário restituir esse valor após um tempo.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Após 3 meses de depósito, o governo começa a descontar na folha salarial o valor equivalente à antecipação, sem juros ou taxas. Além disso, a restituição dos valores poderão durar até 36 meses, ou seja, você vai pagar em média apenas R$33,3 durante as parcelas.
Casos específicos o pagamento antecipado do benefício chuva
Existem dois casos específicos em relação ao pagamento dos benefícios que os segurados precisam estar atentos.
Em primeiro temos o caso em que o valor do INSS está com previsão para finalizar antes do fim das 36 parcelas. Nesse caso, a quantidade das parcelas deve ser coerente e adequada para que a quitação aconteça sem prejudicar o beneficiário, além de correr dentro do prazo.
O segundo caso específico é quando o benefício termina antes de você quitar o valor que foi antecipado, sem previsão ou aviso algum. Nesse contexto, o INSS vai assumir os pagamentos das parcelas restantes.
Dica bônus:
Ative agora as notificações do Blog da João Financeira, assim você fica por dentro de todas as últimas notícias sobre o INSS.
Garanta ficar por dentro de todos os seus direitos!
Notícia URGENTE: 14º Salário tem novo ofício
Gostou das informações? Compartilhe com mais pessoas para todos ficarem bem informados e não perderem seus benefícios.
Visite nossas páginas do blog nas redes sociais e nos siga para não perder as últimas informações: