Governo federal tem encontrado dificuldades para conseguir a redução da fila do INSS como havia prometido. Veja em seguida mais informação:
O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, tem enfrentando problemas em sua gestão, como indicam fontes próximas ao governo. Isso porque, a promessa que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, havia feito para o INSS – Instituto Nacional do Seguro Social, não se tornou projeto. Recaindo cobranças em cima do ministro, inclusive, por parte do presidente.
Continue acompanhando e confira todas as últimas notícias!
Últimas notícias sobre a fila do INSS 2023
Atualmente, a gestão do ministro Lupi, vem passando por um caos que vem ocorrendo a anos, a extensa fila de solicitações do INSS. Dessa forma, os segurados, acabam precisando esperar mais que o limite determinado em lei para conseguir a concessão do seu benefício previdenciário. Entretanto, o presidente Lula tinha prometido reduzir a fila nesse ano.
Leia em seguida: Atenção: Confira Como Antecipar Parcelas Do Abono Natalino Em 2023; Veja
De acordo com o ministro, houve uma reunião com o ministro da Fazendo, Fernando Haddad, no dia 24 de abril, com a pauta do grande número de solicitações que esperam passar pela análise da Previdência Social. Deliberando também sofre possíveis soluções para o problema. Pelo fato da aprovação de novos benefícios gerar ainda mais gastos para o governo.
A pretensão é fazer a liberação de 900 mil pagamentos previdenciários em 2023. Desse modo, a ajuda do ministro Haddad, será essencial, para conseguir localizar um espaço dentro do orçamento. Veja:
“Para o que está sendo previsto de crescimento vegetativo, de 1,1 milhão, que todo ano cresce, está previsto e orçado. Além do crescimento vegetativo por ano, que é um milhão, você vai ter de 800.000 a 900.000 a mais. Então nós temos também que encontrar uma solução para o pagamento”, informou Lupi.
Leia em seguida: Entenda Como Conseguir Cartão De Crédito Com Aprovação Instantânea Mesmo Estando Negativado
Fila do INSS vira crise no governo Lula
Segundo a Veja, no mês de abril, foram registrados em torno de 700.000 processos de auxílio-doença, 250.000 solicitação do benefício de prestação continuada e 290.000 solicitações e recursos de aposentadorias especiais. Nesse sentido, enquanto de um lado da fila do INSS tem segurados que esperam uma resposta, no outro, está o governo federal que conta com a falta de recursos para arcar com os pedidos.
Leia em seguida: Atenção: Saiba Como Desbloquear Valores Do FGTS Em 2023; Veja
Lupi, informou que não tinha uma estimativa de valores para serem utilizados na redução da fila, diante a diversividade de benefícios e quantias a serem repassadas. Assim, o ministro prometeu, novamente, zerar a fila do INSS até o final desse ano. Precisando esperar somente 45 dias para a análise do seu pedido ocorrer.
Atualmente, apenas 25% das solicitações são analisadas dentro do prazo de 45 dias. Já de 30% a 40% a análise acontece em 90 dias, e os demais, em um prazo ainda maior, podendo demorar um ano.
Leia em seguida: Quais São As Pensões Pagas Pelo INSS? Entenda
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Confira também:
Dica bônus:
Receba todas as nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!