O empréstimo consignado é uma boa alternativa para brasileiros que precisam recorrer aos bancos para conseguir crédito de maneira rápida. Para alguns, a vantagem é maior que outros processos.
No entanto, as taxas de juros para os pagamentos desses empréstimos podem prejudicar algumas solicitações e, por isso, o Governo Federal recorreu à redução das taxas de juros para empréstimos consignados.
Leia a seguir quais são os novos valores anunciados pelo Governo Lula em 2023.
Primeira redução nas taxas de juro de empréstimos consignados
Inicialmente, o Governo Federal anunciou a redução das taxas de juros para empréstimos consignados para 1,70% ao mês, e 2,62% ao mês para cartões consignados. Anteriormente, esses valores correspondiam a 2,4% e 3,06% ao mês, respectivamente.
Leia mais: Surpresa: Veja como decisão do STF sobre o FGTS impacta o Minha Casa, Minha Vida
A mudança fazia parte, principalmente, da intenção do novo Governo Lula em facilitar o acesso de brasileiros à liberação de crédito. Atualmente, existem mais de 14,5 milhões de linhas de empréstimo abertas.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Os boicotes de bancos após as taxas de juro de consignados serem reduzidas
No entanto, as instituições bancárias não ficaram felizes com as taxas de juro reduzidas para empréstimos consignados. Com isso, resolveram boicotar, indefinidamente, a concessão de crédito para brasileiros. Ou seja, o cancelamento de empréstimos assustou todo o país, como pressão para que o Governo Federal recuasse em sua decisão.
Leia mais: Veja agora: Tudo que se sabe sobre a antecipação do 13º salário dos aposentados em 2023
Assim, após alguns dias sem liberação de novos empréstimos consignados, o governo cedeu à pressão e voltou atrás em sua decisão em seguida.
Taxas de juros reduzidas oficialmente para empréstimos consignados
Conforme mencionado, o Governo Federal redefiniu a redução das taxas de juros dos empréstimos consignados após a pressão exercida pelos bancos nacionais. Portanto, para garantir a satisfação das instituições e, ainda assim, beneficiar a população, um meio termo foi anunciado.
Leia mais: Notícia quente: Veja como saber seu PIS e consultar o saque; Saiba mais
Dessa forma, as novas taxas de juros, tecnicamente reduzidas quando comparadas aos valores passados, são, atualmente, equivalentes a 1,97% ao mês para empréstimos consignados, e 2,89% ao mês para cartões consignados.
Porém, vale a pena lembrar que estes são o teto das taxas de juros .Por isso, bancos podem cobrar valores ainda menores, se assim preferirem.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!