Tocar a carreira por conta própria se torna um desafio para os que profissionais que buscam o benefício da aposentadoria para autônomos. Veja em seguida mais informação:
Atualmente, a estimativa é que 25,1 milhões de cidadãos desempenham carreiras autônomas, como, por exemplo, advogados, cabeleireiros, esteticistas. Correspondendo a 25% de brasileiros ocupados, como demonstra o levantamento da última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios do IBGE.
Nesse sentido, os profissionais autônomos, possuem vantagens no seu dia a dia como, por exemplo, flexibilidade nos horários e autonomia para execução das atividades. Mas enfrentam um grande desafio, ligado a instabilidade de renda, gerando também impactos futuros na hora da solicitação da aposentadoria para autônomos. Continue acompanhando!
Planejamento da aposentadoria para os profissionais autônomos
Visando evitar vulnerabilidade financeira, não apenas na velhice como em caso de acidentes ou problemas de saúde, enquanto atuam como profissionais, ter um planejamento previdenciário, se torna indispensável para os autônomos. Exigindo que tenham no momento da realização do planejamento as finanças devidamente organizadas.
Leia em seguida: Entenda Como Conseguir Cartão De Crédito Com Aprovação Instantânea Mesmo Estando Negativado
Dessa forma, para ter direito a aposentadoria para autônomos, a pessoa precisa começar a fazer contribuições mensais para a Previdência Social. A recomendação é que esses profissionais, ao ter que escolher um regime, contribuía com o valor que recebe, mas preferencialmente perto do teto.
Garantido, além do acesso futuro ao benefício de aposentadoria, a outros benefícios como o auxílio-doença e salário-maternidade, caso precisem se afastar das suas atividades por motivo de doença ou gravidez. Mas, independentemente da modalidade que escolherem contribuir.
Leia em seguida: Atenção: Saiba Como Desbloquear Valores Do FGTS Em 2023; Veja
Previdência privada e profissionais autônomos
Os profissionais autônomos, além de contribuírem mensalmente para a Previdência Social, para garantirem o melhor benefício de aposentadoria, podem também reforçar com a Previdência Privada paga a longo prazo, optando pelos fundo com menores custos de administração. Bem como, sem cobrança de taxas de entrada e saída.
Leia em seguida: Quais São As Pensões Pagas Pelo INSS? Entenda
Desse modo, a Previdência Privada, consiste em um investimento a longo prazo como mencionamos, por isso, retirar valores antes do previsto, se torna danoso par ao profissional. Ter um orçamento anual ou plurianual com folga que possibilite a previsão das flutuações sazonais e ter uma sobre é essencial.
Como a aposentadoria para autônomos é calculada?
Ao atingir a idade mínima e o tempo de contribuição exigidos, os trabalhadores autônomos podem solicitar sua aposentadoria. Podendo se aposentar com ao menos 60% da média de todas as suas contribuições salariais desde o mês de julho de 1994.
Leia em seguida: LIBERADO SAQUE EXTRA Para Trabalhadores; Veja Quem Tem Direito
Nesse sentido, atualmente, no caso da aposentadoria por idade, as mulheres precisam ter 62 anos e 15 anos de contribuição. Já no caso dos homens, para os novos contribuintes após a Reforma da Previdência de 13 de novembro de 2019, ficou definido em 65 anos e 20 anos de contribuição.
Leia em seguida: AUMENTO DE SALÁRIO! Confirmada A Lista De Pagamentos Das Aposentadorias Do INSS; Confira Aqui
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Confira também:
Dica bônus:
Receba todas as nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!