O INSS possui muitas funções e atividades diferentes. Entre elas, podemos citar o pagamento do auxílio-reclusão, que estava sendo liberado de uma forma bastante rápida pelo sistema.
Veja os motivos que levam à rápida aceitação para os beneficiários do órgão público.
Auxílio reclusão
O Auxílio reclusão refere-se às famílias que tiveram um membro da sua família, que contribuiu com o INSS ao longo da vida, mas acabou sendo preso. Esta família tem direito de receber parte do valor contribuído ao decorrer da vida do presidiário. Porém, este processo não se realiza e tampouco é aceito facilmente.
Leia mais: SAIU AGORA: Aposentados recebem pagamentos extras – Veja como receber
Acontece que haviam relatos de que estes auxílios estavam sendo liberados com uma certa facilidade pelo órgão, onde famílias que, inclusive, não tinham o direito de receber a quantia, estavam recebendo em suas contas de uma forma rápida, fácil e completamente acessível. Isto com certeza gerou uma grande desconfiança.
Isso foi obra de uma quadrilha digital identificada pela Polícia Federal após uma operação realizada nesta terça-feira 25/04, em Belém do Pará. Até o momento da publicação dessa matéria, cinco pessoas haviam sido presas nesa respectiva operação, que desvendou o ministério deste pagamentos feitos de forma irresponsável.
Como eles conseguiram fraudar o INSS?
Segundo informações obtidas pela Polícia Federal, após um dos integrantes desta quadrilha conseguir o número de matrícula e senha de um funcionário do órgão, dessa forma o mesmo começou a repassar parcelas deste auxílio para muitas pessoas ao redor do país, pessoas que não possuíam membros encarcerados.
Leia mais: INSS retoma pagamento das aposentadorias está semana; Confira valores e datas
Além disso, de acordo com a PF, esta ação realizada na terça-feira conseguiu impedir o que seria um prejuízo avaliada em aproximadamente R$230 mil para os cofres públicos. Apesar dos cinco sujeitos que foram detidos no local, a investigação continua para achar as centenas de pessoas que receberam o valor de forma indevida.
O que vai acontecer?
Os respectivos aparelhos celulares dos envolvidos foram apreendidos para que haja uma fiscalização que ajude na investigação da polícia, em busca de novos culpados pelo crime realizado.
Já aqueles que foram presos e ou estão sendo investigados devem ter o julgamento pelo crime de organização criminoso e também estelionato.
É de suma importância que você tenha os seus dados guardados e evite compartilhar senhas, número de cartões de crédito e débitos ou até mesmo número de identificação em redes sociais ou sites da internet.
Caso seja necessário a anexação de algum documento importante, analise se o site ou plataforma é de confiança.
Leia mais: INSS anuncia aumento salarial e revela lista de quem terá direito ao benefício!
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!