Há golpe do imposto de renda em circulação pela internet. Portanto, o cidadão deve ficar atento às mensagens que recebe relacionadas a sua obrigação de enviar o documento. Afinal, tem quadrilhas criminosas que usam esse público como alvo de mais um ataque com o intuito de roubar dados e até mesmo dinheiro.
Os contribuintes do Imposto de Renda têm até o dia 31 de maio para enviar o documento de declaração. De acordo com a Receita Federal, serão entregues cerca de 39,5 milhões de declarações neste ano.
Mas antes ou depois de enviar sua declaração os contribuintes podem ser vítimas do golpe do imposto de renda. De acordo com a empresa ISH Tecnologia, que atua no segmento de cibersegurança, os criminosos apostam em quatro principais formas de aplicar golpes. Confira mais sobre.
Golpe do Imposto de Renda
Segundo a ISH Tecnologia, os contribuintes do Imposto de Renda devem estar atentos a mensagens como:
E-mails compartilhados em massa
Preste atenção com mensagens com vários nomes, ou seja, sem conter o nome de um único contribuinte e traz termos como “urgente”, ou “passível de multa”. Para descobrir se há golpes, verifique o endereço que enviou a mensagem, erros gramaticais também podem ajudar nas suspeitas. Mas em hipótese nenhuma clique em um link.
Leia mais: CASHBACK do Governo: O que é e quem poderá receber
E-mail específico do golpe do imposto de renda
Quando a mensagem é direcionada exclusivamente para aquele contribuinte, o e-mail criado pelos golpistas também contém termos que buscam chamar a atenção. Portanto, procure por erros de português ou gramaticais. Todavia, reforçamos para não clicar em nenhum link.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Mensagem de texto
Normalmente, é o mesmo texto enviado pelo e-mail, mas a diferença é que ele chega no número do seu celular. Portanto, neste golpe do Imposto de Renda, verifique se o link enviado tem o domínio “gov.br”. Se não tiver, exclua a mensagem imediatamente.
Leia mais: Atenção: NOTÍCIA SURPREENDENTE para quem possui dívidas antigas
Sites falsos durante as buscas
Ao digitar na busca do seu celular ou computador sobre o Imposto de Renda, ver mensagens como “Baixar programa do IRPF”, ou “enviar declaração”, os criminosos usam dessa pesquisa para oferecer sites maliciosos. No entanto, sempre verifique antes e lembre-se de conferir no site oficial da Receita Federal: www.gov.br/receitafederal/pt-br.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!