A malha fina do imposto de renda é algo pela qual as pessoas não querem passar. Isso porque ela pode fazer com que o pagamento da restituição atrase para quem caiu, além de gerar uma multa para o contribuinte. Confira dicas de como evitar cair na malha fina.
Os contribuintes precisam fazer a declaração do imposto de renda e possuem o prazo até 31 de maio. Cada vez mais existem propostas para facilitar o envio das informações para a Receita Federal. Por exemplo, a declaração pré-preenchida, que está disponível desde o ano de 2022.
O que é e como funciona a declaração pré-preenchida?
A declaração pré-preenchida é uma ficha que reúne informações com base nas declarações feitas no ano anterior. Ou seja, facilita o preenchimento das informações. Mas, ela é possível de alteração. Contudo, até o momento, apenas está disponível para quem tem selo prata ou ouro no gov.br.
De antemão, já vai uma dica para não cair na malha fina ao usar a declaração pré-preenchida: é preciso ter muito cuidado com as informações contidas nela. Caso algo tenha mudado, é imprescindível a alteração.
O que é a malha fina do imposto de renda?
A malha fina do imposto de renda é um procedimento que fiscaliza as irregularidades nas declarações dos contribuintes. Por exemplo, se o contribuinte errou alguma informação ou ela está divergente com os dados declarados por outras entidades, ele cai na malha fina e precisa regularizar a situação para que não aconteça a cobrança de multa.
Como saber se caí na malha fina do imposto de renda?
Você pode saber se sua declaração está retida na malha fina do imposto de renda por meio do e-CAC (clique aqui). Ao fazer o login, selecione a opção “Meu Imposto de Renda (Extrato da DIRPF)”. Na aba “Processamento”, escolha o item “Pendências de Malha”. Lá, você poderá verificar se sua declaração está na malha fina e verificar qual o motivo pelo qual ela foi retida.
É muito importante fazer essa verificação, pois a não regularização da sua situação pode acarretar até na suspensão do documento CPF. Dessa forma, impedindo de realizar muitas coisas, como contratar linhas de crédito.
Leia mais: Como saber se tenho dinheiro esquecido para receber? Confira
Dicas para não cair na malha fina imposto de renda
Antes de finalizar a declaração do imposto de renda, o contribuinte deve ter atenção às informações que preencheu, principalmente os números. Além disso, reúna as informações com antecedência para que a pressa da última hora não o deixe tão suscetível a erros. Veja outras dicas:
- Cuidado com a omissão de rendimentos de dependentes: não esqueça de colocar o valor ganho pelos seus dependentes. Além disso, também vale lembrar que uma pessoa não pode ser declarada como dependente em mais de uma declaração;
- Comprove as informações com atenção e não omita receitas: o contribuinte precisa ter cuidado ao comprovar seus próprios rendimentos. Verifique com atenção as informações financeiras para que não haja divergências em relação aos dados informados pelas empresas e entidades que também prestam contas ao Fisco;
- Atenção com o carnê-leão: O carnê-leão é o imposto sobre a renda que deve ser pago mensalmente, de forma obrigatória, pelas pessoas físicas, residentes no Brasil, que receberem rendimentos de outra pessoa física ou do exterior. O erro acontece quando os contribuintes esquecem de acrescentar as informações do carnê-leão na declaração. Para que isso não aconteça, é preciso lembrar de importar as informações do documento para a declaração anual do Imposto de Renda 2023. Para isso, basta abrir o programa do IR e clicar em “Importações”. Na aba, selecione a opção “Carnê-leão 2023”. Depois, basta permitir o acesso do programa à conta Gov.br ou digitar o código de acesso, e então as informações serão importadas e inseridas na declaração;
- Atenção na hora de declarar pensão alimentícia: uma das mudanças apresentadas pela Receita no Imposto de Renda 2023 foi a atualização dos rendimentos de pensão alimentícia, que foram para a “Ficha de Rendimentos Isentos e Não tributáveis”.
Leia mais: DINHEIRO EXTRA na conta dos aposentados essa semana; Veja como sacar
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Veja também
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!