google.com, pub-9184530621355974, DIRECT, f08c47fec0942fa0
Sem resultado
Veja todos os resultados
João Financeira
  • Notícias
  • Aposentado
    • INSS
    • Pensionista
  • Financeiro
    • Dinheiro
    • Empréstimo
  • Financiamento
  • Concursos
  • Política
  • Sobre nós
João Financeira
  • Notícias
  • Aposentado
    • INSS
    • Pensionista
  • Financeiro
    • Dinheiro
    • Empréstimo
  • Financiamento
  • Concursos
  • Política
  • Sobre nós
Sem resultado
Veja todos os resultados
João Financeira
Sem resultado
Veja todos os resultados
Início Aposentado
Nos dias atuais, é praticamente impossível não se preocupar com a possibilidade de ficar doente e se tornar totalmente e permanentemente incapaz de trabalhar. Já imaginou passar por essa situação? É uma realidade triste.

Tenho doença nos rins; Posso me aposenta? Confira

Tenho doença nos rins; Posso me aposenta? Confira

Por Gustavo Baggio
05/05/2023
Em Aposentado, Aposentadoria
0

Veja agora mais informações se ter doença nos rins pode te aposenta, confira a seguir tudo sobre quais doenças dão direito a aposentadoria:

Nos dias atuais, é praticamente impossível não se preocupar com a possibilidade de ficar doente e se tornar totalmente e permanentemente incapaz de trabalhar. Já imaginou passar por essa situação? É uma realidade triste.

Nessas circunstâncias, você pode ter direito a uma aposentadoria por incapacidade permanente, que antes era conhecida como aposentadoria por invalidez. No entanto, é importante saber que nem todas as doenças garantem esse benefício previdenciário.

Se você ficou curioso sobre esse assunto, continue lendo até o final deste texto para entender melhor sobre quais doenças estamos falando.

Veja agora: Endividados do Auxílio-Brasil terão perdão de Lula; Entenda como irá funcionar

Aposentadoria por incapacidade:

A aposentadoria por incapacidade permanente é um benefício previdenciário destinado a segurados do INSS e servidores públicos que estejam total e permanentemente incapacitados para o trabalho, sem possibilidade de reabilitação em outra função ou cargo.

Por exemplo, um mecânico que ficou paraplégico pode ser realocado em um cargo administrativo, pois ainda é capaz de usar seus membros superiores. Já uma pessoa tetraplégica pode não ter essa opção, devido à sua falta de mobilidade.

Para ter acesso a esse benefício, é necessário comprovar a incapacidade total e permanente por meio de uma perícia médica no INSS ou no órgão público onde se trabalha. Além disso, é preciso cumprir uma carência mínima de 12 meses (para os trabalhadores do INSS) e estar trabalhando no serviço público ou contribuindo para o INSS no momento em que ocorreu a incapacidade ou estar no período de qualidade de segurado, no caso dos segurados do INSS.

É importante lembrar que há três situações em que não é necessário comprovar a carência mínima de 12 meses para os segurados do INSS: acidentes de qualquer natureza, acidentes ou doenças do trabalho e doenças especificadas na lista do Ministério da Saúde e do Trabalho e da Previdência.

Doenças graves que dão direito à aposentadoria por invalidez:

Existem doenças graves que garantem o direito à aposentadoria por invalidez, desde que você seja um segurado do INSS (além de outras duas condições). No entanto, somente ter essas doenças, não são suficientes para receber o benefício. É necessário que elas o incapacitem permanentemente para o trabalho, inclusive para outras ocupações.

Leia em seguida: Acaba de sair: Nome no Serasa não impede crédito de empréstimo no INSS; veja

A lei cita algumas doenças como graves, tais como a tuberculose ativa, que é causada por uma bactéria que afeta os pulmões e pode levar a febre, falta de apetite, perda de peso, escarro com sangue, tosse, suores noturnos e até mesmo a morte. As nefropatias graves, que afetam principalmente os rins e podem causar insuficiência renal, também estão na lista.

Lista de doenças:

Outra doença grave é a hanseníase, uma infecção crônica que afeta a pele, os olhos, o nariz e os nervos periféricos. Quem tem essa doença pode ter perda de sensibilidade, dormência e fraqueza nas mãos e nos pés em estágio avançado. É importante notar que o termo “lepra”, antes utilizado para se referir a essa doença, não é mais apropriado por ser considerado pejorativo.

A alienação mental também é considerada uma doença grave, causando distúrbios mentais como depressão, esquizofrenia, demência e outras condições. Para ter direito à aposentadoria por invalidez devido a essas doenças, é necessário que elas causem incapacidade total e permanente para o trabalho.

A esclerose múltipla é uma doença em que o sistema imunológico ataca a cobertura protetora dos nervos, causando sintomas como perda de visão, dor, fadiga e comprometimento da coordenação motora. A hepatopatia grave afeta o fígado e pode levar à morte.

A neoplasia maligna, ou câncer, é uma doença em que células anormais se dividem de forma incontrolável e destroem o tecido do corpo. A cegueira, seja em um ou nos dois olhos, também é considerada uma doença grave, já que pode causar desigualdade perante a sociedade e dificuldade em encontrar emprego. A paralisia irreversível e incapacitante ocorre quando a atividade motora do corpo é reduzida ou inexistente, como nos casos de tetraplegia.

Existem diversas doenças graves que podem conceder o direito à aposentadoria por invalidez, dispensando a carência mínima de 12 meses para aqueles que são segurados do INSS ou preenchem outras duas hipóteses. No entanto, ter essas doenças não são o suficiente para garantir o benefício, é preciso que elas deixem a pessoa completamente e permanentemente incapaz de trabalhar ou ser reabilitado em outros cargos, ou atividades.

Mais doenças:

Hepatopatia grave é uma condição que afeta o fígado e pode ser fatal, enquanto a neoplasia maligna é mais conhecida como câncer e causa a divisão incontrolável de células anormais que destroem o tecido do corpo humano. A cegueira e/ou a visão monocular também são consideradas como doenças graves, pois deixam as pessoas em condições de desigualdade e com dificuldades de encontrar emprego.

A doença de Parkinson, por sua vez, é degenerativa e afeta o sistema nervoso central, causando tremores nos membros inferiores e superiores. A espondiloartrose anquilosante faz com que as vértebras das pessoas se unam, causando dores agudas e incapacidade de movimentação da coluna, enquanto o estado avançado da doença de Paget impede a substituição do tecido ósseo antigo pelo novo.

A síndrome da deficiência imunológica adquirida (AIDS) interfere na capacidade do organismo de combater infecções, deixando a imunidade das pessoas extremamente baixa e exigindo medicações constantes. E, por fim, a contaminação por radiação pesada que leva à incapacitação para o trabalho também pode conceder o direito à aposentadoria por invalidez sem a necessidade de carência mínima de 12 meses.

Derrame:

O Acidente Vascular Encefálico (AVE), popularmente conhecido como AVC ou derrame cerebral, pode ser classificado em dois tipos: isquêmico e hemorrágico. O AVE isquêmico acontece quando uma artéria é obstruída por uma embolia ou trombose, impedindo o fluxo sanguíneo e causando a morte das células cerebrais por falta de oxigênio. Por sua vez, o AVE hemorrágico é causado por uma ruptura do encéfalo, resultando em uma hemorragia.

Outra doença grave é o abdome agudo cirúrgico, caracterizado por dores e sensibilidade abdominal. Geralmente, é necessário um procedimento cirúrgico de emergência para tratar essa condição, que pode ter início súbito ou evoluir progressivamente. Alguns exemplos comuns de abdome agudo cirúrgico incluem apendicite, doença biliar, obstrução intestinal, isquemia/infarto intestinal e adenite mesentérica.

Gostou do conteúdo então sobre doença nos rins aposenta? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.

Confira também:

Aposentado surpreende faz R$33 virar R$3.500,00 RENDA EXTRA com POUCO DINHEIRO – veja o que ele fez (Fonte: João Financeira TV).

Dica bônus:

Assim, receba nossas informações todos os dias de forma gratuita. Nos siga também em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias! Assim, clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.

Tags: aposentadoriaaposentadoria 2023aposentadoria do inssaposentadoria inssaposentadoria por invalidez
ANTERIOR

Notícia quente: Esses aposentados têm direito a 4 cartões com benefícios; Veja se você está entre eles

PRÓXIMO

Sou trabalhador informal, devo declarar o Imposto de Renda?

Gustavo Baggio

Acadêmico de Design Gráfico e estudante de Marketing Digital. Atualmente atua como responsável pela gestão da equipe e redação, do Blog da João Financeira e Jornal Financeiro.

PRÓXIMO
imposto de renda

Sou trabalhador informal, devo declarar o Imposto de Renda?

empréstimo consignado

Como saber o limite disponível para empréstimo consignado? Veja agora

salário mínimo

APROVADO! Reajuste do salário mínimo começa a ser pago!

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook Youtube Instagram

© 2025 João financeira - Todos os direitos reservados | Política de Privacidade

Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Notícias
  • Aposentado
    • INSS
    • Pensionista
  • Financeiro
    • Dinheiro
    • Empréstimo
  • Financiamento
  • Concursos
  • Política
  • Sobre nós

© 2025 João financeira - Todos os direitos reservados | Política de Privacidade