A inflação gera um impacto direto em sua aposentadoria. Então, dependendo da situação econômica do país, pode surtir alguns efeitos negativos. Confira agora qual relação entre esses dois conceitos.
O que é a inflação?
De acordo com o Banco Central do Brasil, a inflação é o aumento dos preços de bens e serviços. Ela implica na diminuição do poder de compra da moeda e é medida pelos vários índices de preços que têm no Brasil. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) é o índice utilizado no sistema de metas para a inflação.
Dessa forma, a inflação é a elevação dos valores de bens materiais e serviços que utilizamos no nosso dia a dia, ou seja, você consegue comprar menos coisas que comprava antigamente, mesmo possuindo o mesmo valor.
Cabe dizer que a inflação é diretamente causada pelo/a:
- Aumento na demanda.
- Diminuição da taxa de juros.
- Emissão de mais dinheiro.
- Aumento nos custos de produção.
Como funciona o reajuste da aposentadoria
O reajuste da aposentadoria, assim como os demais benefícios previdenciários, acompanha a inflação. Isso porque está na Constituição Federal que os reajustes do salário mínimo precisam acompanhar a inflação para manter o poder de compra dos brasileiros.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Então, nenhum benefício previdenciário poderá ser menor que o salário mínimo. Dessa forma, a inflação tem impacto direto na aposentadoria também. A inflação sempre equivale ao acumulado do ano anterior.
Cálculo da inflação e aposentadoria
Como falado anteriormente, o cálculo da inflação e aposentadoria estão ligados. Todos os anos, há o fechamento do INPC, índice que mede a inflação. Para saber o exato valor da variação da aposentadoria, você deve pegar o valor do seu benefício e acrescentar a porcentagem do Índice.
Contudo, como você já deve saber, os valores de alguns benefícios são sempre de um único salário mínimo. Exemplos disso são os casos do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e da aposentadoria para o segurado especial (rural).
Em alguns anos, o índice de correção do salário mínimo não foi alterado com base no INPC. Naquelas oportunidades, a correção chegou a ser ora acima (que constitui em um ganho real) e ora abaixo do INPC.
Leia mais: APROVADO! R$1980 EXTRA na conta dos APOSENTADOS E PENSIONISTAS; Veja quando vai receber
Isso ocorre, pois a previsão da correção do salário mínimo é feita no mês de dezembro de todos os anos. Com isso, o INPC de dezembro pode vir modificado. Assim, há chances de o INPC total, do próximo ano-calendário, ser afetado.
Leia mais: INSS libera R$2,3 bilhões em atrasados: beneficiários receberão pagamentos – Saiba mais!
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Veja também
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!