A restituição do IR 2023 vai ocorrer em lotes, assim como nos anos anteriores. Essa distribuição de quem recebe antes ou depois é definida pela data de declaração, assim como os grupos prioritários previstos em lei. Confira agora como saber em que lote você recebe a restituição.
O período de declaração do imposto de renda iniciou no dia 15 de março e vai até o dia 31 de maio. Quem declara antes, possui prioridade na restituição dos valores. Além disso, a restituição do IR em 2023 também vai ter algumas novidades.
Como ocorre o pagamento da restituição do IR em 2023?
O pagamento da restituição do IR, ocorre por meio de depósito bancário na conta cadastrada no momento da declaração. Também há a possibilidade de cadastrar uma chave PIX para receber mais rápido.
A restituição IR 2023 terá como grupo prioritário quem cadastrou o PIX na declaração. Além disso, quem optou pela declaração pré-preenchida também receberá antes.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Quem mais tem prioridade na restituição do imposto de renda?
De forma legal, alguns contribuintes possuem prioridade no recebimento da restituição do imposto de renda. Contudo, é preciso que entreguem as declarações para a Receita Federal até o dia 10 de maio. Veja quem tem prioridade e pode receber no primeiro lote de acordo com a ordem do mais prioritário para o menos prioritário:
- Idosos que tenham idade superior a oitenta anos;
- Idosos que tenham idade superior a sessenta anos;
- Contribuintes que sejam pessoas com deficiência;
- Contribuintes cuja fonte de renda principal seja o magistério;
- Aqueles que enviarem a declaração até o dia 10 de maio.
Leia mais: Pagamentos atrasados do INSS em 2023: saiba quando os aposentados devem receber
Calendário da restituição IR 2023
- Primeiro lote: 31 de maio;
- Segundo lote: 30 de junho;
- Terceiro lote: 31 de julho;
- Quarto lote: 31 de agosto;
- Quinto lote: 29 de setembro.
Como consultar o lote em que vou receber a restituição IR 2023?
Para consultar o lote da restituição do IR em 2023, é necessário acessar o site da restituição (CLIQUE AQUI) e preencher os campos solicitados, como CPF, data de nascimento e selecionar o ano de exercício. Ou, ainda, é possível acessar pelo app da receita Federal na opção “Consulta Restituição”.
Leia mais: Margem Consignável INSS 2023: Entenda o Limite e Contrate Empréstimos Conscientes!
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Veja também
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!