Governo prepara licitação para implementar perícia por telemedicina no INSS no segundo semestre. O objetivo é utilizar avaliação remota para reduzir a fila de espera. Em abril o número de solicitações era de 1,05 milhão.
O Governo Federal prepara uma licitação para implementar a telemedicina em perícias do INSS no segundo semestre, afirma o secretário do Regime Geral de Previdência Social, Adroaldo da Cunha.
A ideia é permitir que perícias em casos de solicitação de benefício por incapacidade, por exemplo, possam ser realizadas com uso de telemedicina, o que poderia ajudar a reduzir a fila.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Perícia por telemedicina
A implantação foi recomendada pelo TCU após os resultados positivos de um projeto-piloto de perícia médica por tele avaliação lançado no ano passado.
A perícia online enfrenta oposição das associações de peritos e do Conselho Federal de Medicina, que, no ano passado, editou uma resolução vedando que avaliações de capacidade trabalhista sejam realizadas de forma remota.
Leia mais: 13º Salário INSS 2023: Saiba Tudo Sobre Antecipação e Pagamentos para Aposentados e Pensionistas
Dados da previdência, indicam antes de mais nada que a fila concentra-se mais em regiões mais carentes de Norte, Nordeste e Centro-Oeste. A secretaria diz que o crescimento identificado nos últimos meses reflete o desiquilíbrio entre o número de solicitações feitas.
No mês de abril, por exemplo, foram 518.579. E a quantidade de peritos para fazer a análise, além de instabilidades de sistemas.
Leia mais: Maciça do INSS 2023: Conheça o Impacto na Contratação do Empréstimo Consignado e Planeje-se!
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Leia mais: Novo Piso das Aposentadorias em 2023: Saiba Tudo Sobre o Aumento e Impacto no INSS!
Confira também:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, assim nos siga em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: Tenha então todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias. Então, clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.