Os beneficiários do INSS podem comemorar, pois uma novidade foi anunciada e promete beneficiar muitas pessoas. Confira que novidade é essa e quem terá direito.
A novidade em questão é relacionada com a liberação de crédito consignado pelos bancos e instituições financeiras. Tudo deverá ser mais transparente para os beneficiários do INSS que desejarem fazer a contratação de algum consignado. Confira.
Qual a novidade em relação aos consignados para os beneficiários do INSS?
Agora, os bancos e demais instituições financeiras devem informar através do aplicativo ou site Meu INSS sobre as taxas de juros do empréstimo consignado, assim como as demais informações para que o beneficiário possa ter acesso antes de fazer a contratação.
Essa mudança vale tanto para o empréstimo quanto para os cartões que os beneficiários podem contratar, que atualmente é o cartão de crédito consignado e o cartão benefício consignado.
A recomendação foi publicada no Diário Oficial da União no dia 04 de maio após decisão do Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS). O Ministro da Previdência Social aprovou e assinou a medida que já começou a valer.
Leia mais: BOMBA: INSS TERÁ QUE PAGAR MAIS DE R$606 MILHÕES PARA APOSENTADOS; Confira
Esta resolução recomenda que o INSS faça a alteração da Instrução Normativa PRES/INSS do dia 10 de novembro do ano passado. O objetivo é receber os dados referentes às instituições financeiras que ofertam este tipo de modalidade de crédito. Com isso, elas deverão dar informações ao INSS e também ao Dataprev sobre cada operação.
São informações em torno das taxas de juros mensal e anual, do Custo Efetivo Total (CET) também mensal e anual, e ainda a informação das taxas de juros diárias que sejam as novas operações de empréstimo.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Mais mudanças nos consignados do INSS no ano de 2023
No ano de 2023, também houve a mudança na taxa de juros do empréstimo consignado e de ambos os cartões. O Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) diminuiu a taxa de juros do empréstimo de 2,14% para 1,97% ao mês. Já a taxa de juros dos cartões diminuiu de 3,06% para 2,89%.
Leia mais: Aumento de salário dos aposentados 2023: Entenda as mudanças no reajuste
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Veja também
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!