Nos próximos meses, o INSS vai fazer o pagamento do abono extra para os seus beneficiários. São milhões de pessoas que vão receber. Confira agora como consultar e que valores são esses.
Pagamento de atrasados do INSS
O primeiro pagamento extra do INSS é dos atrasados que o Instituto terá que pagar para quem ganhou ações na Justiça. Os pagamentos serão para aqueles beneficiários cujo valor não passa de 60 salários mínimos, também chamados de Requisição de Pequeno Valor- RPV.
Em abril, o CJF (Conselho da Justiça Federal) liberou R$ 2,4 bilhões para pagar atrasados previdenciários e assistenciais a 257,9 mil beneficiários que ganharam 205,6 mil processos contra o instituto.
Para entrar no lote que foi liberado em abril, o processo precisa ter chegado totalmente ao final, sem nenhuma possibilidade de recurso por parte do INSS. Além disso, a ordem de pagamento do juiz deve ter uma data do mês de março.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Como consultar os atrasados do INSS
O repasse dos valores de RPV para os beneficiários do INSS ou seus advogados é feito pelo Tribunal Regional Federal- TRF de cada região. Portanto, para saber se você terá direito ou não aos valores, deverá fazer a consulta no site de cada TRF.
É preciso inserir o CPF do titular ou número da OAB do advogado responsável pelo caso. Confira abaixo:
TRF da 1ª Região: DF, MG, GO, TO, MT, BA, PI, MA, PA, AM, AC, RR, RO e AP ⇾ Clique para consultar aqui;
2ª Região: RJ e ES ⇾ Clique para consultar aqui;
3ª Região: SP e MS ⇾ Clique para consultar aqui;
4ª Região: RS, PR e SC ⇾ Clique para consultar aqui;
5ª Região: PE, CE, AL, SE, RN e PB ⇾ Clique para consultar aqui.
Leia mais: 13º Salário Antecipado para Aposentados em 2023: Beneficiários, Valores e Datas Oficiais
Pagamento extra do INSS
No mês de maio e junho, o INSS vai fazer o pagamento extra referente ao 13º salário. Houve a antecipação para esses dois meses e os valores são depositados juntamente com o benefício. Confira quando você vai receber:


O valor desse pagamento é o mesmo do benefício. Entretanto, é dividido em duas vezes. Então, nas datas correspondentes, os beneficiários recebem o seu salário mais 50% do valor.
Pode descontar a parcela do empréstimo do 13º salário?
A parcela de empréstimo consignado contratado não pode ser descontada do abono salarial do beneficiário, apenas nas parcelas de benefício.
Leia mais: Solicite já seu empréstimo mesmo sem margem consignável – Veja como funciona
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!