O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) vai fazer um mutirão para tirar do atraso vários pedidos do salário-maternidade, que já estão parados há mais de 30 dias, desse modo, o instituto vai analisar aproximadamente 45 mil solicitações do benefício.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
O que é o salário-maternidade?
O salário-maternidade é um benefício oferecido pela previdência social para pessoas que se afastam do trabalho em casos de nascimento do filho, aborto espontâneo ou em casos previstos na lei, fetos natimortos, adoção ou guarda judicial para fins de adoção.
Ou seja, as pessoas aptas a conseguirem o benefício tem que parar de trabalhar para poder cuidar do seu filho ou então se recuperar de forma física ou psicológica dos acontecimentos do seu parto, adoção ou até do aborto.
Desse modo, é um auxílio financeiro para essas pessoas, já que elas vão ter que parar os seus trabalhos para se recuperar ou cuidar do seu filho.
Quem pode pedir o salário-maternidade?
Confira a seguir as pessoas que se encaixam nos requisitos para conseguir o salário-maternidade:
- Trabalhador empregado, com contrato de trabalho assinado.
- Desempregados com qualidade de segurado.
- Empregado doméstico.
- Contribuinte individual.
- Contribuinte facultativo.
- Segurado especial.
Desse modo, é um benefício que atende todas as categorias de trabalhadores, já que é um benefício destinado ao cuidado integral de um filho, ou cuidados da mulher em caso de ser um aborto.
O que aconteceu com os pedidos do salário-maternidade?
Devido à alta demanda do INSS, junto com a falta dos concursos públicos e servidores, o Instituto acaba não conseguindo cumprir toda sua demanda, gerando fila de espera, atrasando vários pedidos de benefícios.
Leia Mais: INSS surpreende e LIBERA NOVA MARGEM do CONSIGNADO – Descubra AGORA se você tem DIREITO
No entanto, após a entrada do novo Presidente do INSS, Glauco André Fonseca Wamburg, espera-se que haja novos concursos públicos para suprir o Instituto com novos servidores, conseguindo assim, cumprir a demanda necessária do INSS.
Desse modo, enquanto não são realizados os concursos o INSS optou pelo mutirão, para conseguir tirar os pedidos do atraso, que está sendo organizado pelo Ministério da Previdência Social e vai contar com a ajuda de cerca de 5 mil servidores públicos.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Portanto, continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Confira também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, assim nos siga em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: Tenha então todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias. Então, clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.