Desde o ano de 2020, está em tramitação um projeto que pretende fazer o pagamento do salário em dobro do INSS. O objetivo é reduzir os impactos econômicos causados pela pandemia de Covid-19. Confira agora como funciona e quem tem direito.
O Deputado Federal Aureo Ribeiro criou o projeto de lei 5641/2020 para fazer o pagamento desse valor a mais, que seria calculado da mesma forma que o 13º salário do INSS. Os valores extras deveriam entrar na conta até o ano de 2023, de acordo com o projeto de lei, contudo ainda não está aprovado.
Como funciona o salário em dobro do INSS?

O pagamento do salário em dobro do INSS é de autoria do Deputado Aureo Ribeiro e é um extra além do 14º salário, que também está em tramitação. Para o autor do projeto, apenas o 14º salário não se configura suficiente para sanar as dificuldades econômicas causadas pela pandemia de Covid-19. Sobre isso, o Deputado declarou que:
Leia mais: Atenção: Aposentados vão receber duas parcelas de R$ 660 na conta; Veja do que se trata
“Visto que muitas famílias são sustentadas unicamente por algum membro aposentado ou pensionista, avós ou pais, por exemplo, é de grande pertinência essa proposição. Cabe mencionar que garantir o 14° salário para os aposentados e pensionistas não será suficiente para solucionar a crise econômica, mas é uma medida que deve ser somada a outras para socorrer e restabelecer o crescimento econômico do País”.
O Projeto altera a Lei de Benefícios da Previdência Social, que concede o benefício ao segurado e ao dependente que durante o ano tenha recebido auxílio-doença, auxílio-acidente ou aposentadoria, bem como pensão por morte ou auxílio-reclusão.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Como está o andamento do projeto para pagamento do salário em dobro do INSS?
O projeto já chegou na Comissão de Seguridade Social e Família, na Comissão de Finanças e Tributação e Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, em ambas no ano de 2021. Agora, é necessário analisar como vai ocorrer a tramitação, pois esse projeto é semelhante ao PL 4367/2020 do Deputado Pompeo de Mattos.
O PL do Pompeo é referente ao 14º salário, que paga o valor do salário de forma extra no final e dois anos consecutivos. Ele também está parado na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania.
Leia mais: GRANDE NOVIDADE PARA BENEFICIÁRIOS DO INSS; Confira agora
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Veja também
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!