A averbação do INSS, ou averbação do contrato do INSS, é uma das partes mais importantes do processo de contratação do empréstimo consignado. Sem essa etapa, não é possível concluir a contratação. Entenda melhor como funciona:
O tempo de averbação vai depender de alguns fatores, como a análise da documentação. Além disso, no período de atualização da folha de pagamento do INSS, também pode demorar, pois os bancos precisam aguardar o fechamento das folhas para conseguir definir as questões como os valores das parcelas.
Afinal, o que é a averbação do INSS?

Em palavras mais simples, a averbação do INSS é a aceitação ou não da instituição financeira para que seja feito o desconto das parcelas na folha de pagamento do beneficiário do INSS. Ao todo, três partes precisam aprovar: o contratante, o consignatário (instituição financeira) e o consignante (órgão pagador).
É no processo de averbação que todas as condições do negócio são registradas, como, por exemplo, o prazo do empréstimo, a taxa de juros e o CET (Custo Efetivo Total); valor das prestações mensais que serão debitadas e, etc.
A averbação no contrato de empréstimo consignado garante, dessa forma, a segurança do negócio para as partes envolvidas. Isso serve para garantir que o que foi contratado seja efetivamente cumprido – além, é claro, de trazer transparência para o tomador, fonte pagadora e o banco.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Como funciona a averbação do INSS?
A avaliação e autorização do desconto em folha precisa ser aprovada, também, pela entidade pagadora. No caso dos aposentados e pensionistas, essa entidade é a Previdência Social. Quem é responsável pelo processamento das folhas de pagamento é a DataPrev.
Leia mais: 13º Salário INSS 2023: Antecipação Confirmada, Calendário e Valores para Aposentados e Pensionistas
Como a maciça do INSS afeta a averbação do INSS?
A maciça do INSS é o período em que a DataPrev está fazendo a atualização da folha de pagamento dos beneficiários. Nesse período, a empresa concentra a sua operação nas atualizações, pois é um processo bem minucioso.
A folha de pagamento deve contar com os valores recebidos, os descontos, as informações dos beneficiários, a margem disponível para a contratação de consignados, dentre outras informações importantes.
Leia mais: Agora é Oficial: INSS Deposita R$1.980 para 5 Grupos de Beneficiários – Veja Quem Recebe!
Sendo assim, os erros podem prejudicar os beneficiários do INSS. Por exemplo, digamos que ele queira contratar um empréstimo consignado e a margem esteja incorreta na folha de pagamento, isso vai impactar nos valores que ele poderá contratar, sendo para mais ou para menos.
Dessa forma, a averbação pode demorar um pouco mais para acontecer no período de maciça do INSS, pois a DataPrev vai voltar a sua atenção para as averbações ou outros serviços de forma secundária.
Leia mais: Atrasados do INSS 2023: Precatórios, RPVs e seus Impactos da Emenda Constitucional 114
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Veja também
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!