O Supremo Tribunal Federal (STF) recebeu um recurso da Advocacia-Geral da União (AGU) em nome do INSS solicitando a suspensão dos processos de revisão da vida toda da aposentadoria. A ação tem como objetivo evitar possíveis impactos negativos para o órgão caso a decisão do STF seja favorável aos aposentados.
Enquanto isso, aposentados e pensionistas aguardam ansiosos pela decisão, já que dependem dessa revisão para garantir um aumento no valor da aposentadoria e no pagamento de possíveis atrasados retroativos aos últimos cinco anos. Vamos entender melhor o que está em jogo e o que pode mudar com a decisão do STF.
O que é a revisão da vida toda INSS e como ela afeta os aposentados?
A revisão da vida toda INSS é um processo que envolve a reavaliação dos cálculos de aposentadoria, levando em consideração todas as contribuições realizadas pelo trabalhador desde o início da sua vida laboral, inclusive antes de julho de 1994. Essa revisão foi aprovada pelo STF e pode garantir um aumento significativo do valor da aposentadoria para muitos aposentados e pensionistas.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
O INSS, no entanto, solicita a suspensão dos processos até que haja uma decisão definitiva sobre o assunto, sem possibilidade de recursos. Isso significa que, caso a revisão seja mantida, o órgão pretende pagar apenas o valor da aposentadoria revisada, sem ter que arcar com os atrasados referentes aos últimos cinco anos.
Quais são os argumentos do INSS no recurso apresentado?
Em seu recurso, o INSS alega que o sistema tecnológico ainda não está adaptado para realizar os cálculos da revisão da vida toda. Outro argumento é o impacto financeiro que essa decisão acarretaria, já que o órgão teria que pagar dois valores: o valor mensal da aposentadoria revisada e os atrasados dos últimos cinco anos. Além disso, propõe que somente quem começou a receber a aposentadoria nos últimos dez anos tenha direito de entrar com a ação pedindo a revisão. Tal regra já é aplicada conforme decisão do STF.
Leia mais: Reajuste nos valores dos benefícios é feito pelo INSS, veja os novos valores!
Até o momento, não há data definida para o julgamento do recurso pelo STF. Os aposentados e pensionistas aguardam ansiosos pela decisão, uma vez que ela pode significar um aumento no valor da aposentadoria e a garantia de pagamento de atrasados.
Leia mais: Atenção: Aposentados vão receber duas parcelas de R$ 660 na conta; Veja do que se trata
O que esperar do STF em relação ao recurso do INSS?
O STF ainda precisa avaliar e julgar os pedidos da AGU no recurso apresentado. Não há prazo definido para isso acontecer, mas é importante ressaltar que o simples fato do recurso ter sido apresentado não implica na suspensão dos processos de revisão da vida toda.
Os aposentados e pensionistas devem aguardar a decisão do STF com expectativa e confiança, sem se deixar ser influenciados por desespero ou ceticismo. A Suprema Corte preza pela segurança jurídica e é bastante consolidada em suas decisões. Portanto, é necessário aguardar e acompanhar as novidades relacionadas ao processo e à decisão do STF em relação ao recurso do INSS.
Leia mais: INSS liberou calendário de pagamentos para aposentados e pensionistas, confira agora!
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Bem como, continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Veja também
Dica bônus:
Portanto, receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!