Proposta de campanha do atual presidente Lula (PT), o “Desenrola Brasil“, tem previsão para iniciar em breve. Nesta segunda-feira (5), de acordo com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, o governo vai dar início ao programa de renegociação de dívidas em julho.
De acordo com Haddad, uma medida provisória para a implementação do “Desenrola Brasil ” foi divulgada visando desenvolver o sistema eletrônico de leilões. Ele explicou que as renegociações serão realizadas com garantia do Tesouro Nacional, o que deve incentivar os credores a participarem do programa.
Quem poderá participar do programa ‘Desenrola’ do Governo Federal?
Poderão participar do ‘Desenrola‘ as famílias inadimplistes com renda familiar de até dois salários mínimos. Contudo, esse critério vai depender da adesão do credor ao programa de renegociação de dívidas.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do JORNAL JF pelo WhatsApp
De acordo com o ministro, o projeto pode alcançar 30 milhões de cidadãos com nome sujo, funcionando como um leilão. Ele ainda disse que os interessados só poderão renegociar débitos de até R$5 mil, desde que tenham sido contraído até o dia 31 de dezembro de 2022.
Leia mais: Incremento de 25% na Aposentadoria por Invalidez: Entenda e Aprenda a Solicitar
Vale destacar que as companhias de água, gás e telefonia devem participar, devido ao grande número de dívidas desse tipo. Haddad informou que até mesmo bancos oficiais, como o Banco do Brasil, vão fazer parte do “Desenrola“.
Onde as renegociações vão ser realizadas?
O Governo vai criar uma plataforma para que as companhias que não receberam os pagamentos dentro do prazo possam apresentar as dívidas com descontos. Sendo assim, os consumidores inadimplentes poderão utilizar a mesma página para aceitar o refinanciamento com abatimento.
Leia mais: Empréstimo Consignado BPC: Retomada Promissora para Beneficiários de Baixa Renda em Breve?
Nesse ínterim, o Tesouro Nacional garantirá que a empresa receba o dinheiro, caso o devedor não consiga pagar as dívidas. De acordo com o Ministro da Fazenda, com o Tesouro cobrindo eventuais dívidas, os credores serão incentivados a disponibilizar o máximo de desconto possível para os endividados.
Leia mais: Precatórios INSS 2023: Liberação de R$2,8 bilhões beneficia mais de 35 mil jurisdicionados
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!