O pagamento vale-gás tem como objetivo oferecer suporte financeiro às famílias de baixa renda para a aquisição do botijão de gás de cozinha. No dia 1º de junho, o Governo Federal emitiu um decreto que prorroga a validade do auxílio até o final do ano, e o cronograma de pagamento já foi divulgado.
O pagamento do vale-gás é um benefício que tem sido muito bem recebido pelos brasileiros de baixa renda. Ele fornece um auxílio em dinheiro para a compra do botijão de gás de 13kg.
O benefício é destinado às famílias que se enquadram nos critérios de elegibilidade do programa, que podem variar de acordo com o estado ou município onde o programa é oferecido. Em geral, esses critérios consideram a renda per capita da família, o número de pessoas que compõem o núcleo familiar e outros aspectos socioeconômicos.
Regras para se qualificar para o pagamento vale-gás
Vale ressaltar que o pagamento do vale-gás é destinado a um número limitado de beneficiários, sendo o principal requisito fazer parte do Bolsa Família. Confira outras regras:
- Estar cadastrado no Cadastro Único (CadÚnico);
- Ter renda familiar de até meio salário mínimo (R$ 660); ou Possuir renda familiar total igual ou inferior a três salários mínimos;
- Ser membro de uma família com renda superior a três salários mínimos, desde que incluída em programas de transferência de renda implementados pelos três níveis de governo;
- Ser beneficiário do Benefício de Prestação Continuada (BPC/LOAS).
No entanto, a abrangência do programa é limitada. Portanto, foram estabelecidas algumas regras de prioridade, como:
- Famílias com cadastro atualizado no CadÚnico nos últimos dois anos;
- Famílias com menor renda;
- Famílias com maior número de membros;
- Famílias contempladas pelo Auxílio Brasil.
Valor e cronograma de pagamento do auxílio-gás
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva manteve o auxílio-gás em 100% da média nacional de preços do gás de cozinha, que é periodicamente apurada pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
Dessa forma, os beneficiários do auxílio-gás têm a oportunidade de receber um valor médio de aproximadamente R$ 110. O pagamento é feito a cada dois meses, seguindo a periodicidade estabelecida na regulamentação do programa. Portanto, os próximos depósitos serão realizados neste mês de junho.
- NIS final 1 – 19 de junho;
- NIS final 2 – 20 de junho;
- NIS final 3 – 21 de junho;
- NIS final 4 – 22 de junho;
- NIS final 5 – 23 de junho;
- NIS final 6 – 26 de junho;
- NIS final 7 – 27 de junho;
- NIS final 8 – 28 de junho;
- NIS final 9 – 29 de junho;
- NIS final 0 – 30 de junho.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Portanto, continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Confira também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, assim nos siga em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: Tenha então todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias. Então, clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.