Muitas pessoas recorrem a empréstimos consignados como forma de tentar sair de suas dívidas, devido a ser uma das linhas de crédito no Brasil com a mais baixa taxa de juros, no entanto, algumas acabam entrando em uma bola de neve de dívidas.
Os valores das parcelas mensais dos empréstimos consignados são descontados diretamente da folha de pagamento, o que faz com que os beneficiários acabem ficando sem dinheiro no mês para outros itens essenciais.
Assim, é importante saber que existem maneiras de suspender o empréstimo consginados que são garantidas por lei.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Quitar dívida do empréstimo consignado antecipadamente
A primeira delas, é a própria quitação da dívida, o que pode parecer óbvio, mas no entanto, traz uma grande vantagem, pois ao pagar a dívida de forma antecipada há um desconto no pagamento.
Leia Mais: Empréstimo Consignado BPC/LOAS: Entenda a Nova MP e Benefícios para Idosos e Pessoas com Deficiência
Ao pagar as parcelas do empréstimo de forma antecipada há o cancelamento dos juros, desse forma, o contratante consegue pagar menos do que iria pagar caso continuasse com as parcelas.
Desistência do empréstimo consignado
Existe uma lei no código do consumidor que prevê o direito de arrependimento, ou seja, o contratante pode exercer de seu direito de arrependimento para cancelar o empréstimo.
No entanto, para ter o direito de arrependimento é necessário solicitar o cancelamento em até no máximo 7 dias da data de contratação. Além disso, é necessário devolver o dinheiro se ele já foi depositado na sua conta, mesmo que tenha sido gasto.
Suspensão em casos de fraude
É preciso ficar atento à sua folha de pagamento, em casos de descontos indevidos, o contratante pode requerer a suspensão do pagamento do empréstimo consignado, desse modo, é importante sempre conferir sua folha de pagamentos.
Mesmo que você já tenha gasto o dinheiro que foi depositado é possível entrar com uma ação judicial e requerer a suspensão do empréstimo.
Suspensão em caso de falecimento do titular
Ao falecer, a dívida do titular do empréstimo segue para o primeiro familiar, esposa, marida, ou filhos, porém, caso não haja divisão de bens o empréstimo consignado tem de ser suspenso.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Portanto, continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Confira também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, assim nos siga em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: Tenha então todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias. Então, clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.