A antecipação do pagamento do abono salarial, também conhecido como 13º salário, aos aposentados em 2023 tem como objetivo impulsionar a economia do país, que enfrenta os impactos da pandemia de Covid-19. No entanto, é importante destacar que alguns beneficiários podem receber um valor menor do que o esperado na segunda parcela. Entenda o motivo por trás dessa situação!
Quem tem direito ao abono salarial?
Os aposentados que recebem benefícios do INSS, como aposentadoria, pensão, auxílio por incapacidade temporária, auxílio-acidente ou auxílio-reclusão, têm direito ao abono salarial. É importante ressaltar que os segurados que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) ou a Renda Mensal Vitalícia (RMV) não são elegíveis para o extra.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Por que o valor da segunda parcela pode ser reduzido?
O pagamento do abono salarial do INSS é realizado em duas parcelas, correspondendo a 50% do valor total do benefício. Com o reajuste do salário mínimo para R$ 1.320,00 a partir de 1º de maio, esperava-se que cada parcela fosse de R$ 660,00 para aqueles que recebem o salário mínimo como benefício. No entanto, existem fatores que podem resultar em um valor menor para a segunda parcela.
Leia mais: BPC/LOAS: Empréstimo Consignado APROVADO!
No entanto, a segunda parcela pode vir com um valor menor para alguns aposentados, pois será descontado o Imposto de Renda (IR). Dessa maneira, os segurados obrigados a pagar o IR devem se preparar para receber um valor menor na segunda parcela do 13º Salário.
Data de pagamento da segunda parcela do abono salarial dos aposentados

Leia mais: Desconto no 13º Salário dos Aposentados e Pensionistas: Por que Ocorre e Como Calcular?
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Veja também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!