O terceiro lote de restituição do Imposto de Renda de 2023 será o primeiro a contemplar declarantes que não pertencem aos grupos prioritários, conforme confirmado pela Receita Federal. Nos dois lotes anteriores, as restituições foram destinadas aos grupos prioritários.
O terceiro lote seguirá uma ordem específica. Portanto, se você deseja ficar por dentro de todos os detalhes sobre a restituição do Imposto de Renda e descobrir se está na lista dos beneficiários, não deixe de conferir a matéria a seguir.
Terceiro lote

Desta forma, serão contemplados neste terceiro envio os seguintes grupos:
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
- Contribuintes com prioridade legal que apresentaram sua declaração após o dia 10 de junho ou que foram selecionados para a malha fina e resolveram todas as suas pendências;
- Indivíduos que optaram pelo formulário pré-preenchido ou solicitaram a restituição através do sistema PIX; e
- Declarantes do Imposto de Renda sem prioridades específicas.
Além disso, estima-se que a Receita Federal conclua o processamento desta remessa entre os dias 10 e 12 deste mês. O primeiro lote, que foi pago em 31 de maio, beneficiou um pouco mais de 4 milhões de pessoas, totalizando um investimento de sete bilhões e meio de reais. Já o segundo lote, com o mesmo montante, beneficiou cerca de 5 milhões de contribuintes.
Nas duas remessas anteriores, mais de 5,5 milhões de indivíduos com preferência foram incluídos. Essas categorias englobam pessoas idosas com 80 anos ou mais, bem como aquelas com idade igual ou superior a 60 anos, cidadãos com deficiência ou doença grave, e contribuintes cuja principal fonte de renda é o magistério.
Conforme afirmado por José Carlos Fonseca, auditor fiscal da Receita Federal, todos os contribuintes com prioridade que enviaram sua declaração até o dia 10 do mês anterior e não possuíam pendências na malha fina foram incluídos nas duas remessas.
Leia mais: STF Analisa Recurso do INSS Sobre Suspensão da Revisão da Vida Toda!
Ademais, essas duas listas compreenderam cerca de 3,7 milhões de cidadãos que utilizaram a declaração pré-preenchida ou solicitaram a restituição através do PIX. Por outro lado, o terceiro lote abrangerá aqueles que não se encontravam nos grupos prioritários mencionados anteriormente.
Dessa maneira, mais de 15 milhões de pessoas ainda devem receber a restituição da Receita, havendo mais dois lotes até o fim do ano, pagos em agosto e setembro.
Calendário e consulta
Assim, o calendário de pagamentos das restituições são:
- 31 de maio (primeiro lote já pago);
- 30 de junho (segundo lote já pago);
- 31 de julho (terceiro lote a pagar);
- 31 de agosto (quarto lote a pagar); e
- 29 de setembro (quinto lote a pagar).
Além disso, somente neste ano de 2023, a Receita Federal recebeu mais de 41 milhões de declarações de Imposto de Renda, estabelecendo mais um recorde. De acordo com a Receita, mais de 60% dos contribuintes têm direito a restituição do imposto, enquanto 19,83% possuem tributos pendentes e 19,57% não têm saldo a receber nem a pagar.
Leia mais: Vale-Gás 2023: Descubra quem tem direito, como se cadastrar e verificar as datas de pagamento!
Para realizar a consulta do Imposto de Renda, existem diferentes opções. No site oficial do governo, basta acessar a seção ‘Meu Imposto de Renda‘, selecionar a opção ‘Consultar Restituição‘, informar o CPF, a data de nascimento e o ano de exercício (2023). No aplicativo do Imposto de Renda, é necessário acessar a aba de ‘Serviços do IRPF‘, escolher a opção ‘Consultar Restituição‘, inserir o CPF, a data de nascimento e o ano da restituição, e, em seguida, clicar em ‘Consultar‘. Por fim, no aplicativo da Receita Federal, o procedimento é o mesmo do aplicativo do Imposto de Renda.
Leia mais: SAIU AGORA: PAGAMENTOS SEGUNDA PARCELA 13º SALÁRIO INSS ESSA SEMANA – CONFIRA AGORA!
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!